Alunos franceses do curso de Design reunidos na escada do prédio 1 do campus Higienópolis do Mackenzie
Mundo

Alunos franceses de design chegam ao Mackenzie para curso de especialização

Estudantes passarão dois anos no Brasil em estágio e estudos

04.09.201815h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos franceses de design chegam ao Mackenzie para curso de especialização

Nessa segunda-feira, 03 de setembro, teve início a recepção aos alunos estrangeiros da L'École de design Nantes Atlantique (França) que vieram ao Mackenzie para o Transcultural Design, curso de especialização lato sensu na área. A turma é formada por 14 estudantes franceses que se graduaram no curso de Design na instituição francesa e que vieram ao Brasil para cursar mais dois anos de especialização na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

De acordo com Marcelo Silva Oliveira, da Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos, a turma de alunos franceses ficará dois anos aqui no Brasil. “No primeiro semestre, cada aluno será encaminhado para uma empresa franco-brasileira para estagiar e aprender com o mercado brasileiro. Os dois semestres seguintes serão dedicados aos estudos de maneira mais aprofundada e, no último, eles voltam para outros estágios”, conta Oliveira.

Esta estrutura serve para que os alunos possam ter uma vivência prática de suas habilidades e do mercado e, a seguir, consigam notar sua evolução após os estudos. “Além disso, eles têm oportunidade de mergulhar em nossa cultura, voltando a seus lares com mais experiência e novas perspectivas”, ressalta Oliveira.

Allan Antonio, da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, diz que a oportunidade desse curso de especialização é também estendida a alunos brasileiros, “nesse caso, os estudantes daqui vão para a França, onde estudam e realizam estágio, assim eles podem garantir a certificação francesa e brasileira”.

Mergulho na cultura

A recepção aos alunos franceses inclui várias atividades. Na segunda-feira, além da palestra de boas-vindas, os estudantes assistiram à apresentação de Hervé Blaise, policial do consulado francês que tratou sobre segurança. Blaise deu dicas de proteção e cuidados de maneira geral, ressaltando questões de drogas, locais a serem evitados e medidas de prevenção. Ele destacou os contrastes sociais da cidade de São Paulo, o tamanho da metrópole e de pontos mais seguros e mais críticos do local.

Antigos alunos compartilharam um pouco do seu sentimento de segurança em relação ao Brasil e dividiram, logo de início, histórias e experiências a respeito das diferenças da cultura brasileira e francesa.

O Programa de recepção aos estrangeiros organizada pela COI inclui aulas de português, visitas a várias localidades de São Paulo, reuniões individuais, visita à polícia federal e outras atividades dentro e fora do campus Higienópolis. “Na própria segunda-feira os alunos participaram de uma Caça ao Tesouro em todos os edifícios do campus, quando eles tiveram a oportunidade de conhecer mais da história e do espaço Mackenzista”, completa Allan.

Segundo Oliveira, o curso é uma oportunidade única para eles “descobrirem uma nova cultura, novos paradigmas, novas habilidades como designers e conhecer mais sobre si mesmos para não ser apenas uma mente criativa, mas um profissional da criação”, finaliza.