HUEM participa de mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele

Campanha Dezembro Laranja alerta para os cuidados da exposição excessiva ao sol

01.12.202216h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM participa de mutirão gratuito de prevenção ao câncer de pele

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) promove, no próximo sábado, 3 de dezembro, um mutirão de atendimentos gratuitos para identificar novos casos de câncer de pele. A iniciativa faz parte da campanha Não espere até sentir na pele, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os atendimentos gratuitos acontecerão das 9h às 15h no Ambulatório de Dermatologia do HUEM, na Avenida Cândido Hartmann, 510, Bigorrilho. Com abrangência nacional, a campanha contará com 100 postos cadastrados e espalhados pelo Brasil, nos quais os pacientes contarão com o atendimento de especialistas da SBD e receberão informações sobre prevenção ao câncer da pele.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas. Casos de lesões suspeitas serão encaminhados para tratamento.

Dezembro Laranja

A edição 2022 da campanha anual de prevenção ao câncer de pele, chamada Dezembro Laranja, coloca no centro dos debates os trabalhadores urbanos e rurais que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude de sua profissão e em horários de lazer.

Números oficiais analisados pela SBD mostram que mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19, entre 2020 e 2021. A situação afetou sobretudo a população com mais de 60 anos. No período, o total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos atendimentos, a campanha será feita nas redes sociais das instituições participantes. Durante todo o mês de dezembro, serão publicados cards, vídeos e motions explicativos sobre o câncer e a importância de procurar um médico dermatologista em caso de aparecimento de mancha ou lesão suspeita.

Tipos da doença

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele. Elas se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo da doença.

A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Entre os sinais que fazem soar os alertas estão: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Em relação ao tratamento, há diversas opções terapêuticas para cuidar do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida muda conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos de menor complexidade.

Dentre os tratamentos mais usuais estão cirurgia excisional; curetagem e eletrodissecção; criocirurgia; cirurgia a laser; Cirurgia Micrográfica de Mohs; e Terapia Fotodinâmica (PDT); além de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações orais e tópicas.

Já para os casos de câncer de pele melanoma, o tratamento pode variar de acordo com a extensão, agressividade e localização do tumor, bem como a idade e o estado geral de saúde do paciente. As variantes de modalidades cirúrgicas são as principais alternativas.

Serviço:
Mutirão de atendimento gratuito para diagnóstico de câncer de pele
Data:
3/12/2022
Horário: 9h às 15h
Local: Serviço De Dermatologia Hospital Universitário Evangélico Mackenzie - Av. Candido Hartmann, 510 – Bigorrilho.