Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie continua ativa por meio de aulas tecnológicas

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Regime excepcional durante a quarentena conta com atividades por aplicativos, e-mail e plantão de dúvidas on-line

24.04.2020 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


Seguindo orientações das autoridades públicas por conta da pandemia do novo coronavírus, bem como o direcionamento da Diretoria Educacional (DIRED) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), a Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie adotou aulas tecnológicas como forma de reorganizar e dar andamento às atividades escolares neste Período de Excepcionalidade.

Como destaca a diretora da Escola, professora Marcia Nepomuceno, “sabemos que não tem sido fácil passar por este momento, mas entendemos que apesar das dificuldades, esta situação também tem se apresentado como um tempo de aprendizagem e oportunidade de utilizar estratégias de educação on-line e outras mídias para garantir a continuidade das atividades curriculares em nossa escola”.

Após levantamento de quais meios os alunos teriam acesso à educação on-line, a Escola constatou que 89% dos alunos têm acesso ao aplicativo WhatsApp, outros 6% acesso por e-mail e os demais não têm acesso a nenhum meio digital de comunicação, estes últimos também são atendidos por meio de envio de atividades impressas adaptadas via correio.

Como o trabalho tem se desenvolvido?

Desde meados de março, início oficial da “quarentena”, a Escola AEJA Mackenzie tem desenvolvido suas atividades por meio de videoaulas, postadas na plataforma Youtube, preparadas com dedicação e afinco, mantendo a qualidade do ensino, pelos professores e acompanhamento da equipe pedagógica e direção.

Os links das videoaulas são encaminhados aos alunos por grupos de WhatsApp das turmas dos três períodos atendidos pela Escola, manhã, tarde e noite, nos dias normais de aula, ou seja, seguindo o calendário. O envio de atividades complementares e links das videoaulas também são acessados pelos alunos que possuem e-mail. O acompanhamento do desenvolvimento das atividades é realizado com a presença dos professores nos grupos, por meio de plantões de intervenção pedagógica. “Momento este fundamental para esclarecimento de dúvidas, recepção de fotos das atividades realizadas pelos alunos, enviadas antecipadamente ao professor, que realiza os feedbacks e correções necessárias, a fim de manter contato com seus alunos e dar continuidade ao processo educacional”, esclarece Marcia.

Ultrapassando as fronteiras dos conteúdos, o objetivo da Escola é alcançar e dar suporte ao aluno como ser integral: espiritual, socioemocional, cognitivo e vê-lo desenvolver-se em todas essas áreas, cumprindo a missão institucional de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania.

O suporte emocional e de esclarecimento de dúvidas referentes ao período que temos vivido têm sido muito explorados neste momento. Ensinando e aprendendo por meio da experiência no mundo para que haja eficácia na aprendizagem com significado.

“Para enfrentar este momento de crise, estamos vivendo na Educação Básica do Mackenzie, e em especial na Educação de Jovens e Adultos, um momento ímpar e maravilhoso de fortalecimento, em que todos os envolvidos: equipes de direção, professores, alunos, famílias, juntam-se com a finalidade de manter as atividades educacionais e, se preciso for, reconstruir-se por meio de um jeito novo de educar, desenvolvendo-se de forma intensa no uso de ferramentas tecnológicas e plataformas on-line, descobrindo novos dons e habilidades, superando as dificuldades, vencendo obstáculos, encontrando alternativas e se reinventando”, enfatiza a diretora da AEJA Mackenzie.

Como os alunos têm experimentado este momento de aulas tecnológicas?

Segundo nos conta Marcia, o feedback dos estudantes têm sido muito positivo, apesar da adaptação inicial na aprendizagem no uso das ferramentas de acesso ao WhatsApp e Youtube, todos já estão familiarizados e tirando maior proveito do material disponibilizado.

Os plantões de intervenção junto aos professores no WhatsApp têm sido meios eficazes de interação, troca de informações e de tirar dúvidas. A participação tem sido essencial nesta hora em que alunos encaminham fotografias das atividades feitas e professores realizam intervenções e dão os feedbacks necessários, deixando os estudantes mais seguros e animados neste novo processo de aprendizagem.

Depoimentos de alunos

Juliana, estudante do 9º ano B, conta que “mesmo com essa situação do coronavírus e isolamento social, não podemos parar. Continuo meus estudos de casa mesmo, com videoaulas e conteúdos on-line”.

Já Márcia, do 9º ano C, afirma que o estudo a distância tem feito ela estudar mais, “com comprometimento e disciplina. Às vezes, tenho dúvidas e os professores têm me dado toda atenção, solucionando todas”.

Para o estudante Cristiano, do 8º ano C, por exemplo, a sala de aula mudou de local, “hoje estudamos em casa, o que é incomum perante nosso cotidiano habitual na AEJA, e isso não quer dizer que nosso compromisso seja diferente, ao contrário, devemos e podemos nos superar e fazer a diferença diariamente, com muita determinação e comprometimento em busca de um aprendizado e renovação constante, juntos: alunos, professores e funcionários. Faremos a diferença nesse momento tão difícil e preocupante. Deus nos abençoe e nos proteja”, completa ele.