V Fórum de Aprendizagem Transformadora discute Registros Reflexivos e Avaliação

Compartilhe nas Redes Sociais
Oito pessoas dando a mão.
Evento direcionado aos docentes do Mackenzie tem o objetivo de ampliar as formas de aprendizagem

28.06.2022 Eventos


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no início de cada semestre, promove o Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT), com o objetivo de promover a atualização e a capacitação contínua de seu corpo docente, discutindo as melhores práticas pedagógicas. Nesta quinta edição, o Fórum de AT abordará o tema Registros Reflexivos e Avaliação: Evidenciando a Aprendizagem Transformadora. O evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, com palestras on-line e atividade presencial.

O evento tem como objetivo oferecer aos docentes a oportunidade de produzir uma atividade reflexiva, a partir da vivência de uma experiência estética, e de conhecer a funcionalidade do Portfólio Reflexivo como recurso de aprendizagem e avaliação dos alunos. Além disso, os docentes têm a possibilidade de refletir sobre as estratégias avaliativas no âmbito da Aprendizagem Transformadora e compreeender o e-Portfólio como ferramenta de registro das competências estudantis e sua finalidade frente ao mercado de trabalho.

A UPM se mantém sempre atenta à capacitação contínua dos professores para que, dessa forma, os alunos tenham o melhor desempenho em suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a programação do encontro está repleta de atividades relacionadas à aprendizagem transformadora focada no ensino dos estudantes por meio do portfólio reflexivo, além do registro das competências formativas dos alunos em suas soft skills.

Além de palestras on-line, o encontro também contará com uma ação presencial junto à Pinacoteca de São Paulo, resultando no lançamento do e-Portfólio institucional. De acordo com a Pró-Reitora de Graduação da UPM, Profa. Dra. Janette Brunstein, a atividade que será realizada na Pinacoteca proporcionará uma dinâmica aos docentes, na qual eles terão de trabalhar em grupos a fim de refletirem sobre obras impactantes selecionadas, o que permitirá o aprimoramento de um olhar crítico, essencial no contexto da AT. Desta forma, os professores terão a oportunidade de vivenciar aquilo que acreditam ser importante desenvolver com os alunos, por meio de uma atividade transformadora que se relaciona diretamente com a reflexão da percepção sobre o mundo.

“A arte tem o poder de impactar a percepção de mundo e é essa experiência que queremos que os docentes vivenciem para refletirem na vida dos alunos. Pois, muitas vezes, ficamos presos em nossas próprias concepções do que é e como ensinar. Isso limita as possibilidades, por isso o foco desse Fórum de AT é ampliar os métodos de aprendizagem", adiciona Brunstein.

No grupo de conferencistas convidados para o evento, estão: da Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA), Helen L. Chen; da Universidade Complutense de Madri (Espanha), Monika Ciesielkiewicz; da Universidade de Aveiro (Portugal), Idália Sá-Chaves; do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Roseli F. da Silva; da Universidade de Cumberland (Estados Unidos), Robert C. Cox; e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rosane M. S. Nicola.

MackSTLR

O Fórum também incluirá atividades relacionadas ao Mackenzie Student Transformative Learning Record (MackSTLR), programa da UPM no qual os professores são capacitados para o registro dos processos de aprendizagem transformadora dos alunos durante sua trajetória universitária, auxiliando os estudantes na criação de um portfólio da AT, levando em consideração as competências-chave de desenvolvimento, que são: sustentabilidade e bem-estar coletivo; competências culturais e globais; competências técnico-profissionais; reflexão crítica e comunicação; liderança e competências empreendedoras; e ética.

Experiência internacional

Dentre as várias atividades proporcionadas pelo Fórum de AT, haverá, no dia 01 de agosto, um workshop exclusivo, ministrado pelo professor Rui Manuel de Sá Pereira Lima, associado ao Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal. O evento discutirá conceitos fundamentais dos Processos de Aprendizagem Baseados em Projetos (PBL). A atividade contará com palestra interativa e oficina prática.

“Trabalhamos intensamente para buscar as melhores referências nacionais e internacionais de educação, oferecendo um Fórum recheado de conteúdo e atividades. A UPM se preocupa com a capacitação contínua de seus docentes, pois são eles que podem proporcionar o melhor ensino: nosso foco é o melhor ensino e experiência aos nossos estudantes”, finaliza a Pró-Reitora.

Para saber mais sobre as inscrições para o Fórum, bem como conferir a programação completa, acesse aqui.