Organização dos EUA realiza lançamento da versão em inglês de ‘Rondon, o Marechal da Paz’

Compartilhe nas Redes Sociais
A obra, com mais de 15 mil exemplares vendidos, chega agora em sua quarta edição, agora, em inglês

12.11.2025 - EM Instituto

Comunicação - Marketing Mackenzie


No dia 17 de novembro, às 12h, horário de Brasília, a Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos, promoverá o lançamento da quarta edição do livro Rondon, o Marechal da Paz, escrito pelo doutor em Filosofia, empresário, autor e conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Maurício Melo Meneses.

Com mais de 15 mil exemplares vendidos, a premiada obra, que conta a história de Cândido Rondon, o “Patrono da Integração Nacional”, ganha mais uma edição com dados atualizados e traduzidos para o inglês. Sobre o convite, Doutor Maurício explica que está surpreso com os rumos que a obra tomou e os lugares que alcançou: “É algo que eu não imaginava. Ser convidado para palestrar e lançar o livro fora do Brasil é, para mim, motivo de muita honra”.

Com transmissão on-line, em inglês e espanhol, o lançamento será na OEA, uma entidade intergovernamental criada para promover a cooperação, a defesa, a democracia, os direitos humanos e a segurança entre os países das Américas, aspectos caros ao Marechal da Paz, que passou a vida a defender bravamente o avanço por meio do diálogo e da pacificação.

O interesse de Meneses em estudar e escrever sobre a vida e os feitos do premiado vanguardista e herói nacional nasceu como forma de homenagem ao sogro, também engenheiro, como o ídolo, e fundador da Sociedade Amigos de Rondon, no estado de Mato Grosso. “Eu namorei, noivei e casei escutando sobre a rica história de Rondon, o que me despertou muito interesse. Comecei por uma coleção de selos postais e hoje tenho um acervo que evidencia quão rica é a nossa história e como ele contribuiu para desbravar o país", conta. 

Palestrante oficial do Projeto Rondon, comandado pelo Ministério da Defesa, Maurício Melo Meneses fez mais de 60 palestras pelo país em escolas, institutos, universidades e, também, para membros do exército. 

Pensando no futuro, o autor consegue vislumbrar os próximos passos e admite que pode levar o projeto para outros países, mas ressalta: “A minha paixão mesmo é continuar a rondonear [maneira como costuma falar sobre o ato de levar a história de Rondon aos lugares] pelo Brasil. É possível fazer a diferença e despertar nos brasileiros a admiração pelos nossos heróis”, finaliza.

Serviço
Lançamento da 4ª Edição do livro “Rondon, o Marechal da Paz”
Data: 
17 de novembro
Horário: 12h, horário de Brasília.
Local: Organização dos Estados Americanos (OEA), Washington, Estados Unidos
Links para a transmissão: Inglês, clique aqui; Português, clique aqui; e Espanhol, clique aqui.