
10.11.2025 - EM Gastronomia
O curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, realizou a atividade “Receitas de Família” com os alunos do primeiro semestre. A proposta combinou prática culinária e reflexão sobre a relação entre alimentação, cultura e formação profissional.
A professora da disciplina Fundamentos da Nutrição, Rachel De Laquila, explica que o projet o é parte essencial da base de aprendizagem dos novos alunos. “O Mackenzie faz algo muito importante ao colocar o aluno em contato com o alimento já no primeiro semestre. Assim, ele começa a percebê-lo como algo mais do que nutrientes, é cultura, conforto e prazer. O futuro nutricionista precisa entender o significado que o alimento tem para o paciente antes de simplesmente retirá-lo do cardápio”.
Os estudantes desenvolveram fichas técnicas e vídeos sobre as receitas escolhidas, relacionando o preparo à história pessoal de cada participante. De acordo com a professora Luana Romão, a atividade alia técnica e organização. “Cada grupo produziu o vídeo contando a história da receita e preparou uma ficha técnica, um documento muito usado nas Unidades de Alimentação e Nutrição. Diferente de uma receita comum, ela traz detalhes como rendimento, perdas e padronização, o que garante qualidade e consistência na cozinha profissional”.
Entre os pratos apresentados estavam misoshiro, macarrão verde, macarrão de panela de pressão, “sorvete da tia”, doce de leite e bolo de laranja. A aluna Melissa Duarte, do 1º período, escolheu um doce com valor emocional. “A minha receita foi um sorvete de creme de chocolate que era feito por uma tia minha, que já faleceu. Toda vez que eu preparo, lembro dela e dos momentos que passamos juntas”.
Para Melissa, a atividade foi uma oportunidade de aprendizado e integração. “Achei muito legal, foi diferente do que imaginei. A gente pôde trazer os familiares para conhecer o espaço, os professores e o curso”, disse a aluna.
A coordenadora do curso, professora Juliana Morimoto, reforça que esse é um dos propósitos principais da iniciativa. “Sempre tivemos a ideia de valorizar as receitas de família, mas antes o evento era restrito aos alunos. Agora, fazemos questão de convidar os familiares, especialmente porque são estudantes que estão começando o curso. É uma forma de integrar todos e marcar o início dessa nova trajetória”.
Mais do que uma avaliação prática, a atividade promove a integração entre alunos, docentes e familiares, aproximando o conteúdo técnico da experiência pessoal de cada estudante.







