PRODUÇÃO TÉCNICA
Em relação à produção técnica, o PPGCA teve um aumento das produções no decorrer do quadriênio. No ano de 2021, foram 55 produções técnicas, sendo: Apresentação de Trabalho - 5, Desenvolvimento de aplicativo - 9, Curso de curta duração ministrado – 4, Desenvolvimento de material didático ou instrucional – 7, Editoração - 1, Relatório de Pesquisa - 2, Organização de eventos, congressos, exposições, feiras - 7, Programa de Rádio ou TV - 3, Outros produtos técnicos - 17. Já no ano de 2022, o número de produções técnicas subiu para 84, sendo que tivemos os seguintes números: Apresentação de Trabalho 10, Desenvolvimento de aplicativo 13, Desenvolvimento de técnica 3, Serviços Técnicos 13, Curso de curta duração ministrado 4, Desenvolvimento de material didático ou instrucional 6, Relatório de Pesquisa 2, Organização de eventos, congressos, exposições, feiras 10, Programa de Rádio ou TV 5, Outros produtos técnicos 17, Desenvolvimento de produto 1. No ano seguinte, de 2023, o número de produções técnica já estava em 133, demonstrando claramente o aumento da produção técnica. Este número está dividido em: Apresentação de Trabalho 17, Desenvolvimento de aplicativo 5, Serviços Técnicos 36, Curso de curta duração ministrado 7, Desenvolvimento de material didático ou instrucional 8, Editoração 2, Relatório de Pesquisa 3, Organização de eventos, congressos, exposições, feiras 17, Programa de Rádio ou TV 15, Outros produtos técnicos 21, Desenvolvimento de produto 1, Carta, Mapa ou similares 1 Finalmente, no ano de 2024, o número de produções técnicas fechou em 154, então percebe-se a evolução clara do número de produção técnica desde 2021. Em números e tipos de produção técnica tivemos: Apresentação de Trabalho 23, Desenvolvimento de aplicativo 17, Desenvolvimento de técnica 4, Serviços Técnicos 29, Curso de curta duração ministrado 8, Desenvolvimento de material didático ou instrucional 4, Editoração 3, Relatório de Pesquisa 2, Organização de eventos, congressos, exposições, feiras 18, Programa de Rádio ou TV 30, Outros produtos técnicos 16.
A elaboração de programas de computador, processos e técnicas inovadoras evidencia o compromisso do PPGCA com a promoção de soluções tecnológicas aplicadas a problemas reais. Exemplos concretos incluem softwares na área da saúde, como o InfoT21, aplicativo de orientação a pais de crianças com Síndrome de Down (Registro INPI: BR512022000868-8), o CardioT21, aplicativo Android para cardiopatas com Síndrome de Down (Registro INPI: BR512024002757-2), o Appressadinho, aplicativo para prematuros (Registro INPI: BR512024002779-3) e o TurbeLab, jogo sério para treino de funções executivas (Registro INPI: BR512022002789-5). Além disso, destacam-se aplicações na indústria energética, como o Simulador de Ciclo de Carga de Geração de Energia, implementado na Usina Hidrelétrica Henry Borden, que auxilia no monitoramento e manutenção preventiva das turbinas. Esse avanço demonstra o fortalecimento da transferência de tecnologia e do impacto social do programa. A organização de eventos, congressos e feiras tem fortalecido a presença do PPGCA no cenário nacional e internacional, estabelecendo parcerias estratégicas com instituições como a Universidade Portucalense (Portugal), a New York University (EUA) e a Unicauca (Colômbia).
Além disso, o programa tem promovido colaborações interdisciplinares dentro da própria instituição, como o desenvolvimento de um aplicativo de risco fiscal para empreendedores da área da beleza e um aplicativo para detecção de riscos de comprometimento de linguagem, ambos envolvendo discentes de diferentes programas de pós-graduação (Mais detalhes na Seção Outras Informações). A participação do corpo docente e discente em eventos internacionais e projetos colaborativos tem impulsionado a internacionalização do programa. Entre os destaques estão a participação no projeto europeu SELI (Smart Ecosystem for Learning and Inclusion), financiado pela União Europeia, para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem digital inclusivo, e pesquisas sobre ciberbullying conduzidas em parceria com a Jagiellonian University da Polônia.
Há também iniciativas como a criação de audiogames para inclusão social e plataformas de entretenimento digital voltadas à periferia, como o SPrifa, demonstram o compromisso do PPGCA com a promoção da acessibilidade tecnológica. Com base na evolução da produção técnica do programa, algumas tendências são perceptíveis. Há um maior foco em tecnologias aplicadas, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), com projetos recentes incluindo o desenvolvimento de Digital Twins para análise de crédito e modelos de previsão de consumo energético. A interação com empresas e startups tem se ampliado, consolidando colaborações com Accenture, IBM, SAP, Microsoft, entre outras. Além disso, a crescente participação em eventos internacionais e o desenvolvimento de softwares e sistemas inovadores com impacto social e econômico reafirmam a posição do PPGCA como um polo de inovação e pesquisa aplicada. Seu compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados e a promoção do desenvolvimento tecnológico e social se reflete nas iniciativas e parcerias desenvolvidas ao longo do quadriênio. Em relação à produção técnica, o PPGCA traz, neste quadriênio, diversos produtos de software, registros de software e protótipos com potencial de inovação. Assim, temos avançado conforme exposto a seguir.
1. Entre 2021 e 2024, a Profa Ana Grasielle desenvolveu em suas pesquisas cinco produtos de software, todos eles disponibilizados na loja da Google Play Store como App gratuito. São eles: 1) InfoT21, aplicativo de orientação a pais de crianças com Síndrome de Down (Registro de Software INPI: BR512022000868- 8); 2) CardioT21, aplicativo Android de orientação a pais de crianças com Cardiopatia Congênita e Síndrome de Down (Registro de Software INPI: BR512024002757-2); 3) Appressadinho, aplicativo Android para orientação de pais de crianças prematuras (Registro de Software INPI: BR512024002779-3); 4) jogo TurbeLab, um App Android criado para estimular Funções Executivas em adolescentes (Registro de Software INPI: BR512022002789-5); 5) e o App “Xau, fraldinha” para apoiar o desfralde de crianças com Síndrome de Down (Registro de Software INPI: BR512022000864-5); Foi desenvolvido o Jogo snowboard para treino de equilíbrio em idosos (Registro de Software INPI: BR512022002790-9) que está sendo validado com esta população. A aplicação vlfcraam.web.app foi desenvolvida pelo Prof. Rogério Oliveira com uma plataforma para divulgação e dados abertos de radio-astronomia do CRAAM (Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie) Registro de Software: INPI: BR512023004117-3. São softwares voltados à área de Saúde e estão de acordo com as ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 4 - Educação de Qualidade.
2. A Profa. Valéria Farinazzo desenvolveu e orientou no desenvolvimento, no período, vários programas de computador. Neste sentido, foi desenvolvimento o software 1. “Tagarela” (2021) para identificação precoce de déficits de linguagem, em colaboração com a professora Cibelle Amato, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano. 2. Também foi desenvolvimento o jogo digital, denominado DysLEK para treino de leitura em crianças com dislexia (2024), com coorientação da profa. Cibelle Amato, de um aluno de Iniciação Científica. 3. Outro trabalho de orientação com alunos de graduação, resultou no jogo sério EcoTrashers (ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 15 – Vida Terrestre). Este jogo levou à publicação de um artigo científico, na revista Interacción. 4. A rede social Hola, que é uma proposta de uma rede social para interação e sociabilização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (2024), com publicação na revista CLEI journal (2025). 5. Navegue Fácil (2024), um plug-in para facilitar a acessibilidade de pessoas idosas em browsers. 6. Um protótipo de alta fidelidade referente a um sistema de acompanhamento acadêmico para pessoas neuroatípicas no ensino superior (2024), fruto de uma orientação de um aluno no mestrado profissional do PPGCA. 7. Phansound (2023), um jogo sério por som (audiogame) para promover entretenimento. Este trabalho foi publicado em um congresso internacional (CISTI 2023) é fruto de orientação da professora a alunos de graduação. 8. TEACOGS (2023) é um jogo sério para treinamento de adolescentes com autismo e foi fruto da orientação de alunos da graduação em Ciência da Computação com um mestrado em outro programa, com coorientação da profa. Valéria Farinazzo. 9. Audite (2021), um software para a plataforma IoS para ajuste, via software, de frequências audíveis por pessoas que perderam parcialmente a audição, também em parceria com a profa. Cibelle Amato. É fruto de um trabalho de orientação de graduação em Ciência da Computação. Em sua maioria, são softwares voltados à área de Saúde, e estão de acordo com as ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 10 - Redução das Desigualdades.
3. O prof. Calebe Bianchini também tem contribuído com o desenvolvimento de Programas de computador sem registro no período de 2021 a 2024: 1. Mamute (2022), um conjunto de aplicações sísmicas construído para ser executado em sistemas de computação de alto desempenho. 2. MackSurvey (2022) é uma solução de software integrável com outros módulos que tem como objetivo fornecer suporte ao processo de avaliação docente e à coleta de indicadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com essa aplicação é possível apoiar a realização de pesquisas de avaliação e coletas do desempenho da Universidade a partir da visão do discente nos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Essas informações, anônimas e seguindo a LGPD, permitem que a Universidade observe sua própria evolução em conjunto com a sociedade. 3. Plano Docente de Atividades - PDA. 2021 é uma solução de software integrável com outros módulos que tem como objetivo fornecer suporte ao processo de avaliação docente e à coleta de indicadores da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com essa aplicação é possível apoiar a realização de pesquisas de avaliação e coletas do desempenho da Universidade a partir da visão do discente nos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Essas informações, anônimas e seguindo a LGPD, permitem que a Universidade observe sua própria evolução em conjunto com a sociedade. Assim, contribui para a ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes. De fato, várias instituições buscam resolver o mesmo problema: mensurar as horas de trabalho de professores nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Assim, esta solução pode configurar um produto destinado não somente à UPM, mas a outras IES.
4. A professora Maria Amelia Eliseo, juntamente com uma equipe da FCI composta de alunos de graduação (1) e pós-graduação em Computação Aplicada (3) (William Berlofa Benseny, Rafael de Sá Mascarenhas e Fabiano Romeu Henry Passos) foi selecionada para participar da final do concurso de projetos de desenho de estudantes (Student Design Competition) ocorrido durante as IX Jornadas Ibero-americanas de Interação Humano-Computador (JIHCI) em setembro de 2023 na Universidad Nacional de La Matanza, em Buenos Aires, Argentina. A equipe participou com o projeto intitulado "Collaborative design for Vitae, an app for pregnant women and birth plans" e foi classificada em 2o. lugar no concurso (ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 5 - Igualdade de Gênero).
5. Os professores Fabio Silva e Maria Amélia Eliseo conduziram vários projetos de pesquisa e desenvolvimento no período. O projeto Atlas das Américas (2024) foi desenvolvido pelo Laboratório MackLeaps/FCI/UPM, em parceria com a ESEM - Escola de Segurança Multidimensional. O objetivo foi criar um repositório indexado de legislação de fronteiras para facilitar o acesso e disponibilidade deste recurso aos policiais que trabalham nas fronteiras de países latino-americanos. O projeto contou com a seleção dos documentos normativos dos países, e a o desenvolvimento do aplicativo que disponibiliza estes documentos para consulta, como um sistema de biblioteca. A aplicação encontra-se instalada na infraestrutura da Ameripol – Polícia das Américas. O projeto Cockpit - Carro de eficiência energética para competição, vinculado ao curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia Mackenzie, teve a participação dos professores do PPGCA na elaboração de um cockpit digital para o carro, capaz de informar dados de apoio ao piloto, como velocidade, consumo de energia, entre outros. O projeto Oriente (2022) consistiu no desenvolvimento de um sistema de gestão de Trabalhos de Conclusão de cursos da FCI/UPM. Ele foi desenvolvido pelo laboratório MackLeaps/FCI/UPM para gerenciar todo o processo de execução do TCC, desde o cadastramento de orientadores, orientandos e projetos, bem como o agendamento de bancas e emissão de documentos pertinentes. Por fim, o sistema também provê o armazenamento dos trabalhos, as respectivas avaliações e a gestão de versionamento dos trabalhos, quando solicitado pelos avaliadores.
6. A Profa. Renata Araujo desenvolveu produtos técnicos no escopo de projetos de pesquisa sob sua coordenação, como: o jogo digital “Morro Novo” (número do registro no INPI: BR512023002000-1), em parceria com empresa da área de mineração; a marca registrada “play your process” (número do registro no INPI: 927074680), para visibilidade de suite de produtos e serviços derivados de projeto de pesquisa; o dataset Tweet Eleições 2022 (https://doi.org/10.5281/zenodo.11206577), contendo tweets postados ao longo de todo o período eleitoral brasileiro de 2022; e um pipeline de limpeza de dados de redes sociais (https://github.com/ciberdem/ProjetoHEIWAFAPESP/tree/main/CuradoriaExtracaoDados) os dois últimos, associados ao ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes.
7. Entre 2021 e 2024, o professor Arnaldo Rabello de Aguiar Vallim Filho desenvolveu diversas produções técnicas, incluindo apresentação de trabalhos, desenvolvimento de aplicativos, materiais didáticos, organização de eventos, cursos de curta duração e consultoria técnica, contribuindo para os avanços em Ciência de Dados e Otimização Computacional. Na apresentação de trabalhos, destacou-se com "Utilização de IA no Business e na Academia" (2023), abordando a aplicação da Inteligência Artificial na tomada de decisões empresariais e acadêmicas. Também contribuiu para o estudo "Uma Análise do Desempenho de Empresas do ISE B3", aplicando Machine Learning ao mercado financeiro. Em cursos de curta duração, capacitou profissionais em Big Data e Analytics, ministrando treinamentos como "Big Data Analytics" (2021), "Programa de Capacitação em TI" (2022) e "RapidMiner Básico" (2022). No desenvolvimento de aplicativos, criou ferramentas para análise e otimização computacional, incluindo a "Ferramenta Computacional para Localização Ótima de Instalações" (2021) e a "Ferramenta de Machine Learning para Predição de Falhas em Equipamentos" (2022), aplicadas à gestão logística e industrial. Na produção de materiais didáticos, elaborou conteúdos especializados, como "Análise Estatística Preditiva" (2022) e "Modelos Estatísticos e de Machine Learning para Análise e Previsão de Demanda" (2023), fortalecendo a capacitação acadêmica e profissional. No desenvolvimento de técnicas inovadoras, criou soluções para análise de fatores financeiros, como a "Ferramenta para Análise de Impacto na Divulgação de Capital Intelectual em IPOs" (2022) e o "Processo baseado em Tecnologia Orientada a Dados para Precificação de Gás Liquefeito de Petróleo" (2024). Na organização de eventos acadêmicos, coordenou o "Webinar Big Data: Aplicações em Finanças" (2021), promovendo a disseminação de conhecimento na área. Por fim, sua atuação em consultoria técnica incluiu o projeto "Construção de Modelos Preditivos de Machine Learning" (2024), fornecendo suporte especializado em modelagem preditiva e inteligência artificial.
8. Entre 2021 e 2024, o professor Leandro Augusto da Silva desenvolveu diversas produções técnicas, abrangendo aplicativos, materiais didáticos, organização de eventos e consultoria técnica, contribuindo significativamente para a inovação tecnológica e acadêmica. No âmbito do desenvolvimento de aplicativos, criou o MACKTIME - Sistema de Otimização de Horários de Ensino (2021), um sistema voltado para a otimização da alocação de horários acadêmicos, promovendo uma gestão mais eficiente das atividades pedagógicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na área de desenvolvimento de material didático e instrucional, elaborou o conteúdo "Aprendizagem de Máquina II" (2023), um material essencial para a capacitação em Machine Learning, proporcionando aprofundamento teórico e prático na área. O professor também teve papel ativo na organização de eventos acadêmicos, coordenando a XX Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica (2024), evento de grande relevância para a disseminação de pesquisas e inovação na área de Computação Aplicada. Além disso, sua atuação como consultor técnico se destaca com o projeto "Catálogo e Governança de Dados" (2024), oferecendo suporte especializado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, fortalecendo a gestão e a análise de dados em ambientes corporativos e acadêmicos.
O corpo discente, juntamente com o corpo docente, participa de produções técnicas e bibliográficas como coautor de artigos científicos, artigos técnicos, capítulos de livro em temas relacionados ao trabalho de conclusão do mestrado e aderentes às linhas de pesquisa do PPGCA. No quadriênio, tivemos 40 produções entre bibliográficas e técnicas. Dentro das produções bibliográficas, 15 alunos produziram artigos em Anais de eventos, 4 alunos produziram artigos em periódico, 1 capítulo de livro internacional, 5 artigos em jornal ou revista. Já, em relação às produções técnicas, 7 alunos desenvolvimentos de aplicativos, 1 participou da escrita de relatório de pesquisa, 1 desenvolvimento de técnica, 1 serviço técnico, 1 em categoria de cartas, mapas ou similares, 2 outros (concurso de trabalhos de conclusão do SBSI e uma base de dados), 1 desenvolvimento de produto e 1 apresentação de trabalho. Destes, temos: 2 artigos em periódico A4; os demais artigos em anais foram: 1 Qualis A3, 1 Qualis A4, 1 B3 e 5 B4. Além destas produções, os discentes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, com ou sem fomento, coordenados por professores do PPGCA. Os projetos de pesquisa, em geral, promovem a colaboração entre alunos da graduação e pós-graduação, enriquecendo a troca de conhecimentos durante a execução do projeto. Muitas vezes, estas atividades demandam o desenvolvimento de software, contribuindo com a produção técnica e científica do Programa.
O egresso Victor de Oliveira Venites (Orientado por Arnaldo Vallim Filho) desenvolveu uma Biblioteca em Python para Regressão e Multi-Classificação com Radial Basis Function, publicado no site oficial de pacotes/bibliotecas da Python Software Foundation. O projeto também possui a base de cálculo matricial por Matriz PseudoInversa no lugar de derivadas para otimização dos pesos. Projeto publicado no site oficial de pacotes/bibliotecas da Python Software Foundation (2023): Nome: radial-basisfunction. URL: pypi.org/project/radial-basis-function/. Código OpenSource em Python publicado no site GitHub sob a licença MIT: https://github.com/VictorVenites/Radial-Basis-Function/.
O egresso Flávio H. Navikas, juntamente com sua orientadora, Profa. Valéria Farinazzo Martins e uma autora, especialista em TEA, Profa. Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato, produziram (e tiveram a aprovação de) um capítulo de livro no livro Introdução à Ciência de Dados e Sistemas Interativos: uma abordagem aplicada - Vol. 2, que tem sua publicação prevista para 2025. O capítulo denomina-se: “Avaliação de acessibilidade de aplicações destinadas a pessoas com TEA: Proposta de um modelo de avaliação”. Além disso, o egresso tem, juntamente com a orientadora, um artigo em Anais (A4) em acessibilidade, com o título “THE EXPERIENCE OF THE ELDERLY IN USING APPLICATIONS CASE STUDY OF A BANKING APPLICATION”. Também é coautor, juntamente com a profa. Ana Grasielle e os alunos Ana S.C. Ravagglio e Paulo Cesar Machado Filho de um artigo em periódico (A4), denominado EVALUATION RUBRIC BASED ON BLOOM TAXONOMY FOR ASSESSMENT OF STUDENTS LEARNING THROUGH EDUCATIONAL RESOURCES. O egresso Flávio H. Navikas tem ainda uma produção técnica ao desenvolver uma metodologia de avaliação de software denominada “AVALIAÇÃO DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE SISTEMAS INTERATIVOS COM FOCO EM INDIVÍDUOS COM TEA”.
O egresso Luciano Silva, em parceria com suas orientadoras (Renata Mendes de Araujo e Ana Grasielle Dionísio Correa), docentes e discentes da FCI/UPM, produziu artigos e artefatos técnicos a partir de sua pesquisa, publicados em conferência nacional - Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (2024): PIPELINE PARA MONITORAMENTO DE DISCUSSÕES POLÍTICAS NO TWITTER ESTUDO DE CASO COM O EVENTO POLÍTICO DE 8 DE JANEIRO DE 2023 (B4) e disponibilizados em repositórios de acesso livre do Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (https://github.com/ciberdem/Tweets_Eleicoes_2022) e repositórios globais (https://zenodo.org/records/11206577), promovendo tanto a disseminação científica como a técnica de sua pesquisa. A pesquisa se insere na área de análise de redes sociais, e compreendeu o desenvolvimento de um pipeline para analisar os movimentos no Twitter (X) ao longo do período eleitoral para a presidência no Brasil em 2022.Um destaque de sua produção técnica é a disponibilização de uma base de dados contendo tweets ao longo deste período, disponibilizada em formato desidratado, mas passível de acesso integral mediante acordo de proteção de dados institucional. O projeto de mestrado do egresso está inserido no Projeto de Pesquisa da Orientadora principal “Heiwa Plataforma para Mineração e Visualização de Argumentos em Discussões em Redes Sociais” (FAPESP).
O aluno João Eduardo Cosentino Bachmann (Orientado pela profa. Valéria Farinazzo e coorientado pelo Prof. Ismar Frango) tem pesquisado sobre Digital Twin e Open Finance. Em seu estudo, o aluno já possui três publicações em eventos científicos nacionais, sobre Digital Twin, a saber: a) Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software, 2024, Brasil. Anais do VI Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software (MSSiS 2024): DIGITAL TWINS FOR EDUCATION A LITERATURE REVIEW (B4); b) SBIE 2024 - XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação: DIGITAL TWINS FOR EDUCATION A LITERATURE REVIEW (A3); c) uma publicação no Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware): UMA ARQUITETURA DE DIGITAL TWIN PARA OPEN FINANCE (B4). O aluno está inserido no projeto de pesquisa “Concepção de Arquitetura de Digital Twins de propósito geral”. O egresso Tharles Maicon Freire dos Santos (Orientado pelo prof. Leandro Augusto da Silva) produziu, durante o mestrado, um aplicativo chamado "Beleza Legal", que consiste em um inventário de risco e cartilha de plano de ação para empreendimentos de pequeno porte do ramo de beleza. O Aplicativo tem aderência à matriz de score card desenvolvida no projeto e está associado a uma tese de doutorado na área de Administração. O egresso Cavour Martinelli Neto gerou uma produção técnica a partir de um processo que consistiu em instalação de equipamentos para coleta de dados de qualidade de água em escala de laboratório, bem como uma pipeline para armazenamento e processamento dos dados. Para o desenvolvimento do projeto, o trabalho promoveu uma parceria com a empresa IFM eletronic que doou os sensores e todo o hardware necessário para a coleta de dados.
O egresso Jonnathan de Almeida Martins (orientador Arnaldo Vallim Filho) desenvolveu um artigo submetido a uma revista internacional, Q4. A4, RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, tendo sido publicado no número 54, de junho/2024: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE MODELOS DE MACHINE LEARNING APLICADOS EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS DE COBRANÇAS DE DÍVIDAS. Desenvolveu também, uma Base de Dados com 53.599 observações com 148 atributos numéricos e categóricos. Neste conjunto de dados, cada observação representa um cliente devedor. Publicado para uso da comunidade via GitHub: github.com/JonnathanMartins Publicou Artigo na Revista “Medium” on-line, sobre tema tecnológico: Artigo: Episódio 1: Inteligência artificial (IA) no ciclo de crédito e cobrança: Publicado para uso da comunidade via GitHub: medium.com/@jam0604/epis%C3%B3dio-1-intelig%C3%AAnciaartificial-ia-no-ciclo-de-cr%C3%A9dito-e-cobran%C3%A7a-7e5f20410f1c Desenvolveu e publicou Artefato tecnológico.: “Comparação de algoritmos de aprendizagem de máquina na análise de risco de crédito”. Publicado para uso da comunidade via GitHub: github.com/JonnathanMartins/credit_risk_model. O egresso estava inserido no projeto “Algoritmos de aprendizagem de máquina e metaheurísticas para otimização do problema combinatório de localização de instalações”.
O egresso Kaleb Rodrigues Oliveira desenvolveu e publicou o artefato tecnológico: “Otimização de Carteiras em Ações utilizando Simulated Annealing”, publicado para uso da comunidade via GitHub: kalebrod/stock_portfolio_optimization. É coautor de Capítulo de Livro (no prelo) sobre aplicação de meta-heurísticas que desenvolveu em seu trabalho de conclusão do mestrado. Finalizou artigo a ser submetido para publicação intitulado Seleção de carteiras de investimento em ações utilizando Algoritmo Genético.
O egresso Paulo Fernando Rosa Filho (Orientador Fabio Silva Lopes) gerou um software capaz de gerar indicadores de qualidade em um pipeline de dados. O produto está em teste no Laboratório Mackleaps da FCI/UPM e será utilizado no projeto de Living Labs deste laboratório. O registro de software e artigo científico são produtos em andamento neste momento. Também participou do projeto de pesquisa "Illicit trade and organized crime in Américas", projeto de pesquisa em conjunto UPM e USP, conduzido pela UPM, contribuindo com o desenvolvimento do Atlas das Américas, um aplicativo de legislações internacionais para a Ameripol, uma organização de cooperação policial internacional que visa combater o crime organizado nas Américas. Marcos Antonio Speca Junior desenvolveu uma aplicação para recomendação de tênis de corrida para atletas amadores que praticam corrida de rua. A aplicação está em teste e o discente registrou uma marca para iniciar uma startup a partir deste produto. O aluno publicou o artigo “JURIMETRIA E VISUALIZACAO DE DADOS: ANALISE DE DECISOES DE PROCESSOS DO TJSP COM BASE EM DATA PIPELINES “ no 19th CONTECSI – INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGY MANAGEMENT (B3) juntamente com seu orientador. O aluno também gerou um artigo que está em andamento na revisão por pares para publicação posterior.
O egresso Rafael de Sá Mascarenhas (orientadora Maria Amélia Eliseo) desenvolveu e disponibilizou em formato digital um Guia de Acessibilidade para Canvas (disponível em: www.guiaparacanvas.com). Este guia foi desenvolvido na plataforma WIX, com layout responsivo, para uso por profissionais da educação. O objetivo é fornecer orientações práticas para a adaptação de conteúdos didáticos na plataforma Canvas, visando a inclusão de alunos com deficiência visual. O aluno é coautor do artigo, juntamente com sua orientadora, “Evaluation Rubric Based on Bloom Taxonomy for Assessment of Students Learning Through Educational Resources”, publicado na 15th International Conference on Education and New Learning Technologies em 2023, juntamente com os Profs. Maria Amelia Eliseo e Fabio Silva Lopes, professores do programa, além dos autores Marcilyanne Moreira Gois e Ivan Carlos Alcântara de Oliveira, ambos professores da FCI. Elaborou e publicou artigo científico na Revista Interacción, volume 5 em 2024, intitulado “La Accesibilidad en los Entornos Virtuales de Aprendizaje: Estrategias para la Inclusión en la Educación a Distancia”, junto com sua orientadora, profa. Maria Amelia Eliseo. Além disso, participou da escrita do capítulo “Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ambiente virtual de aprendizagem Canvas” do livro "Introdução à Ciência de Dados e Sistemas Interativos: uma abordagem aplicada - Vol. 2", a ser publicado em 2025, também junto com sua orientadora.
A aluna Anna de Souza Cruz Ravaglio participou do projeto "Desenvolvimento, hospedagem e manutenção do site dos cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP", contribuindo para a elaboração do repositório de trabalhos acadêmicos da FCMSCSP. Além disso, contribuiu com a escrita do capítulo “The Idiosyncrasies of Digital Divide in Brazil: A Literature Review on Initiatives of Digital Inclusion” do livro “Lecture Notes in Educational Technology” publicado pela Springer Nature Singapore, em 2023. A aluna também participou, enquanto aluna de graduação, do projeto SELI – Smart Ecossystem for Learning e Inclusion (FAPESP), tendo contribuído, no ano de 2022, para a escrita do relatório técnico do projeto.
O aluno Arthur Moreira Passos (Orientador Calebe P. Bianchini) publicou, em 2024, o artigo em anais “BENCHMARK DA LINGUAGEM BEND EM COMPARATIVO COM PYTHON E OPENMP” (B3), no Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (SSCAD). O aluno Giancarlo Ponte Gamberi (Orientador Cabele P. Bianchini) publicou, em 2024, no evento 2023 International Conference on Electrical, Communication and Computer Engineering (ICECCE), o artigo “STUDY OF QUANTUM ALGORITHMS AND THEIR IMPLEMENTATIONS”.
O egresso Fabiano Romeu Henry Passos (Orientado pela Profa. Valéria Farinazzo) participou da produção do trabalho "Sistema de Acompanhamento Acadêmico para Neuroatípicos no Ensino Superior", um estudo sobre a aplicação de tecnologias assistivas para acompanhamento acadêmico de alunos com necessidades especiais, apresentado como poster no Evento LatinWare 2024. Ele também desenvolveu um protótipo de um software denominado “SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO PARA NEUROATÍPICOS NO ENSINO SUPERIOR”, vinculado ao projeto de pesquisa “Tecnologias Interativas Aplicadas à Saúde e Educação”. O aluno Felipe Kenji Zyhana (orientador Fabio Silva Lopes) publicou, junto com seu orientador, o arquivo em anais “PROPOSTA DE FRAMEWORK CONCEITUAL PARA A DETECÇÃO DE VULNERABILIDADES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAÇÃO” no evento Latiware 2024 (B4).