A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), promove mais uma edição da temporada 2025 do Centro de Música Brasileira (CMB). No sábado, 20 de setembro, às 18h, o pianista Lucas Gonçalves, vencedor do Concurso de Piano Hotel Toriba 2024, se apresenta no auditório Escola Americana, com entrada gratuita.
No recital, Lucas interpretará obras de grandes nomes da música brasileira, como Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Fernando Cupertino, Osvaldo Lacerda e Heitor Villa-Lobos. O programa inclui peças como Variações sobre "Mulher Rendeira" (Lacerda), Chôro “Torturado” (Guarnieri), Valsa de Esquina nº 9 (Mignone), Tocata (Cupertino) e o emblemático Rudepoema (Villa-Lobos).
Além de conquistar o primeiro lugar no Concurso de Piano Hotel Toriba 2024, Lucas Gonçalves foi premiado em diversos outros concursos de prestígio, como o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra de Osvaldo Lacerda, o I Piracicaba International Piano Concerto Competition e os concursos Lorenzo Fernândez, Arnaldo Estrella e Nascente/USP.
Doutorando em performance musical pela ECA-USP, Lucas já se apresentou como solista com orquestras como a OSESP, as sinfônicas de Campinas, Ribeirão Preto e Guarulhos, além da Orquestra Experimental de Repertório. Atuou em importantes palcos do Brasil e do exterior, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Cidade das Artes (Rio de Janeiro) e salas de concerto na Itália e França.
Com 40 anos de atuação, o Centro de Música Brasileira é uma sociedade civil sem fins lucrativos que promove a valorização da música erudita nacional de todas as épocas e estilos. Fundado em 1984, o CMB já recebeu duas vezes o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Desde 2022, seus recitais são realizados no auditório Escola Americana da UPM, campus Higienópolis.
Serviço
Recital de Piano do Centro de Música Brasileira
Data: 20 de setembro, sábado
Horário: 18h
Local: Auditório Escola Americana – campus Higienópolis – Rua Piauí, 130, Higienópolis
Entrada gratuita








