Saúde e Bem-Estar

Vacinação e Pesquisa Científica serão tema de mesa-redonda no Mackenzie

Encontro, que acontece em 26 de agosto, discutirá importância dos estudos para combate à pandemia

13.08.202109h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Vacinação e Pesquisa Científica serão tema de mesa-redonda no Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizará, no dia 26 de agosto, às 17h, uma mesa-redonda com o tema Vacinação e Saúde Pública, que discutirá a importância dos programas de vacinação como medida estratégica de interesse público, principalmente no combate a epidemias, como a recente pandemia de covid-19. O evento é fruto de uma parceria entre o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e da Coordenadoria de Fomento à Pesquisa (CFP), ambas da UPM, e será on-line, transmitido pelo Youtube.

Para tratar do assunto, a mesa-redonda contará com a participação do sanitarista Gonçalo Vencina Neto e do imunologista Gustavo Cabral. O diretor do CCBS, professor Jan Carlo Delorenzi, será o moderador da conversa. 

No encontro, as vacinas contra covid-19 estarão no centro do debate, mas também será discutida a importância da pesquisa no desenvolvimento de novas tecnologias para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas, além das responsabilidades coletivas, individuais e governamentais no controle de epidemias. Por 2021 ser o ano da pesquisa no Mackenzie, algumas pesquisas desenvolvidas pela UPM no combate à pandemia serão apresentadas, como o estudo feito por alunos, que evidenciou maiores chances de pessoas do sexo masculino e idosos desenvolverem formas mais graves da covid-19.

“Se há um instrumento de controle da pandemia, talvez mais importante do que todos que estamos empregando, é o conhecimento/informação, além de trazer à luz aspectos importantes, como a essencialidade da vacinação e a manutenção das medidas de controle sanitário de forma clara e abrangente para a população”, explica o diretor do CCBS. 

De acordo com ele, a ciência está no centro do combate à pandemia de covid-19, por ser ela a responsável pelo desenvolvimento das vacinas, a medida mais eficaz para colocar um fim à terrível peste. “Não existe desenvolvimento de produtos (especialmente em saúde) sem pesquisa. Portanto, as vacinas disponíveis são fruto de horas de dedicação de pesquisadores para que elas estivessem rapidamente no mercado, permitindo a redução do número de mortes e também contendo a disseminação do vírus”, declara Delorenzi. 

“O evento permitirá que dúvidas sejam dirimidas e, principalmente, que se reduza o impacto negacionista e de fake news no, talvez, maior problema sanitário dos últimos 50 anos”, finaliza o docente mackenzista. 

Para acompanhar o evento, acesse o Youtube

Serviço
Mesa-Redonda Vacinação e Saúde Pública
Data
: 26 de agosto 
Horário: às 17h
Link para transmissão: acesse aqui