Responsabilidade Social

Universidade Presbiteriana Mackenzie firma parceria com Ação Pela Paz

Projeto de reinserção social de egressos do sistema prisional será ampliado

22.04.202110h02 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Presbiteriana Mackenzie firma parceria com Ação Pela Paz

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou, nesta terça-feira, 20 de abril, uma parceria com o Instituto Ação Pela Paz, voltada para ampliar as condições de reingresso na sociedade de pessoas privadas e egressas do sistema prisional, uma continuidade do projeto realizado pela UPM de oferecer cursos para egressas do sistema prisional brasileiro, em regime semiaberto, em busca da reinclusão social.

“Estamos no caminho, juntando forças para um problema e uma causa tão grande, que sozinhos não daríamos conta. Agradeço a parceria e estamos abertos para conversar e fazer tudo que for possível nessa parceria”, disse a professora da UPM, Ana Lúcia Fontes de Souza Vasconcelos, uma das coordenadoras do projeto. Na semana passada, a Editora Mackenzie lançou dois livros que divulgavam os resultados desta ação.  

Pela parceria, a UPM dará continuidade ao programa de reinserção, contando com o aparato prático já fundamentado pelo Instituto Ação da Paz. Já o Instituto, responsável por gerir diversos projetos que ajudam na reinclusão de egressos do sistema carcerário, terá a possibilidade de organizar melhor seu extenso banco de dados. 

“Somos um país que prende muito, mas que recupera pouco. Tivemos a oportunidade de experimentar coisas que possam trazer um bom resultado para a recuperação das pessoas”, explicou a diretora executiva da Ação Pela Paz, Solange Senese, que ainda explicou como a parceria ajudará o Instituto.

“Temos um vasto material de pesquisa e precisamos de uma universidade com capacidade de organizar esse conhecimento para que possamos replicar, para que não fique só aqui e consigamos mais apoio”, afirmou a diretora.

Já o reitor da UPM, Marco Tullio de CAstro Vasconcelos, reafirmou a importância dessa parceria para a comunidade. “É uma contribuição para a sociedade brasileira de mostrar um projeto que dá certo, exige trabalho e são muitos desafios, mas tem trazido bons resultados e por isso precisamos compartilhar com nosso país”, disse. 

Além disso, o reitor espera que a parceria sirva para ampliar a divulgação do projeto e o compartilhamento de conhecimentos e ideias que possam auxiliar a reinclusão social. “É uma semente que esperamos ver plantadas no seio de outras instituições”, finalizou .

Estiveram presentes no evento: o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o Pró-Reitor de Controle Acadêmico, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcelo Bueno; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Claudio Parisi; e o presidente do Instituto Ação pela Paz, Jaime Brasil.