Cultura

Universidade Aberta do Tempo Útil comemora 25 anos

De caráter pioneiro no Brasil, UATU oferece cursos livres direcionados ao público adulto nas mais diversas modalidades 

16.11.202215h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Aberta do Tempo Útil comemora 25 anos

Na próxima sexta-feira, 18 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoverá a Comemoração dos 25 Anos da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU). A programação conta com uma palestra sobre a Relação Intergeracional no ambiente social, com a professora Darcy Hanashiro. No encerramento, haverá um brunch e sorteio de brindes. 

Além de celebrar os 25 anos da UATU e divulgar suas atividades – cursos de extensão e ações extra sala de aula - a ação visa ampliar a relação da UATU com a comunidade mackenzista e dos arredores. Estão convidados alunos mackenzistas da graduação e pós-graduação. 

“Participar desta celebração é reviver, com felicidade e entusiasmo, muitos momentos. Estou na UPM desde antes da implantação da Universidade Aberta do Tempo Útil, ocorrida em reunião do Conselho Universitário em novembro de 1997”, pontua a coordenadora de Cursos Oficinas e Eventos (CCOE), Regina Helena de Brito. 

Ela ainda explica que na UATU os alunos não investem apenas em conhecimentos, mas também na formação de novos grupos de amigos, aumentando seu círculo de socialização e ampliando sua visão de mundo.   

"Temos muitos planos para essa nova etapa. Programamos novos cursos para 2023, como promoção da saúde física e bem-estar. Além disso, queremos aumentar e diversificar nossos projetos. Inclusive com inserções de palestras e eventos gratuitos oferecidos a comunidade", comenta o coordenador da UATU, Daniel Rogério Ferreira.

Daniel comemora também as diversas conquistas da UATU durante esses 25 anos, como a consolidação de cursos diversificados, voltados para o público externo e interno, sem a exigência de diplomação ou formação específica. "Valorizamos a interação humana, preconizando o relacionamento amigável e respeitoso", friza o coordenador.

A UATU 

A Universidade Aberta do Tempo Útil, criada há 25 anos, oferece cursos livres direcionados ao público adulto, nas mais diversas modalidades. Esta atividade extensionista tem como objetivos principais tanto a formação atualizada e aprimoramento de potencialidades, quanto a socialização e integração entre os alunos.  

As atividades assumiram caráter pioneiro no Brasil, com inspiração na Universidade do Tempo Livre (UTL), da Université de Renne, na França. Naquele momento, a UATU despontou tendo como diferencial o fato de ser aberta a todas as pessoas da comunidade, a partir dos 18 anos.   

A extensão universitária tem como objetivo difundir ao público externo a expertise e o conhecimento construídos na universidade, abrindo oportunidades educacionais e culturais à comunidade em geral. Em tempos de valorização da longevidade, a busca por melhoria da qualidade de vida torna-se um imperativo. A UATU prima por essa busca! 

Dentre os valores da iniciativa estão: Oferecer experiências educacionais voltadas à atualização, à capacitação e à descoberta de novas competências; desenvolver habilidades socioculturais, bem como promover um espaço para a sociabilidade e crescimento pessoal com vistas ao pleno exercício da cidadania; privilegiar a alegria e o prazer nos relacionamentos interpessoais, mediante a convivência com a cultura e com a arte. 

Atualmente, a UATU, encontra-se vinculada à Coordenadoria de Cursos, Oficinas e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), comandada pelo professor Cleverson Pereira de Almeida, mantendo-se como uma rede de saberes compartilhado e possibilidades diversificadas aos interessados em ampliar tanto as vivências de aprendizagem, quanto o relacionamento social. 

Os cursos oferecidos abrangem várias áreas do conhecimento e têm uma estruturação semestral, organizados em encontros semanais, sendo possível a inscrição em vários deles, de acordo com o interesse e a compatibilidade de horário.  

Além de cursos, a UATU também proporciona atividades complementares e extracurriculares. Dentre as complementares, destaca-se o Coral da UATU – trabalho em parceria com a Coordenadoria de Arte e Cultura, da PREC. Conheça os cursos da UATU por meio do site. 

Serviço
25 anos da UATU
Data:
18 de novembro
Local: Auditório da Escola Americana, campus Higienópolis
Horário: 9h