Atualidades

Semana Acadêmica do Mackenzie Brasília debate preparação do futuro operador de Direito

Evento gratuito e que terá transmissão on-line reunirá academia e mercado para reflexões sobre os principais desafios da atuação profissional

10.05.202218h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana Acadêmica do Mackenzie Brasília debate preparação do futuro operador de Direito

Fábio Bechara, doutor em Direito Processual Penal, Paula Pessoa, doutora em Direito Processual, Felipe Chiarello, Irene Nohara e Ramiro Nóbrega Sant’Ana, doutores em Direito, o tabelião Geraldo Filipe de Souto Silva, o Defensor Público Vinícius Fernando dos Reis Santos e a COO do New Law Cynara Batista são alguns dos painelistas que conversarão sobre a preparação do futuro operador de Direito para os desafios do século XXI, na Semana Acadêmica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), que começa nesta quarta-feira, dia 11 de maio, com programação até sábado, dia 14.

O evento será híbrido, aberto ao público na modalidade on-line e restrito na forma presencial aos alunos da Faculdade. Para acompanhar basta clicar neste link, que ficará disponível após o evento também. Os assuntos a serem discutidos são atuais e de expressiva importância para operador de Direito do século XXI, desde o Sistema Brasileiro de Precedentes, passando pelo conhecimento de novas tecnologias de aplicação jurídica e, por fim, abordando a resolução extrajudicial juntos aos cartórios.

"Estamos convidando a todos para reflexões e troca de informações importantíssimas para o Direito. A ideia desta Semana Acadêmica é a de provocar conversas que contribuam objetivamente para a solução de algumas das principais problemáticas e desafios encontrados pelos profissionais em campo. Buscando sempre melhorar o ecossistema profissional e também a sociedade, tendo em vista a preponderância do Direito na rotina da população", explicou o professor Mac Cartaxo, diretor da FPMB.

No primeiro dia, pela manhã, a palestra principal será sobre a proteção social no Brasil com a Secretária Executiva Adjunta do Ministério da Cidadania, dra. Cinara Fredo. À noite, o assunto será o fomento nacional e internacional (Eu preciso de uma bolsa!). No dia 12, os painéis serão sobre a pós-graduação em Direito e Política da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Legal Design, Visual Law e os limites da argumentação no tribunal do júri. Os temas do dia 13, penúltimo dia da Semana Acadêmica, circularão potencial e dilemas da judicialização da saúde no Distrito Federal e a advocacia nos cartórios (as possibilidades de atuação no âmbito extrajudicial).

O sábado pela manhã será marcado pela palestra sobre o Sistema Brasileiro de Precedentes, com a discussão sobre os avanços, os retrocessos e as perspectivas após os seis anos de vigência do CPC/2015. A agenda completa do evento está ao final do texto.

Além disso, haverá dicas sobre fomento nacional e internacional (acesso às bolsas de estudos oficiais), informações sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu da UPM, complementado, também, com informações relevantes sobre a judicialização da saúde no Distrito Federal, a proteção social brasileira e a argumentação no tribunal de júri.

"Pensamos em uma agenda com abordagens que alcançam o ortodoxo e a vanguarda no que diz respeito às tendências e a questões tradicionais do Direito, sempre dentro do que é atual e relevante. Realmente, um conteúdo rico e com grande potencial para acrescentar conhecimento e novas perspectivas a quem acompanhar", acrescentou o professor Evandro Soares, professor e coordenador do Laboratório Prática Jurídica da FPMB.

Serviço
Semana Acadêmica da Mackenzie: Preparando o futuro Operador de Direito para os desafios do Século XXI
Data:
de 11 a 14 de maio
Horário: das 8h às 22h
Transmissão: clique aqui