Universidade

Qual a relevância da Graduação EaD no Mercado de Trabalho?

Em entrevista, buscamos entender o que se valoriza em um profissional formado nessa modalidade 

17.04.202416h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Qual a relevância da Graduação EaD no Mercado de Trabalho?

O Graduação EaD é uma das modalidades mais procuradas na atualidade, por estudantes que buscam maior flexibilidade de tempo e espaço, que desejam ter uma educação de qualidade, mesmo que a instituição de ensino localize-se a quilômetros de distância. Graças a tecnologia, diversos profissionais têm sido formados por meio do Ensino à Distância e conquistado diversas ocupações importantes no mundo empresarial.  
  
No entanto, apesar dessa realidade, costuma-se perceber um certo temor na hora de se matricular em um curso EaD, por conta de uma visão de que profissionais formados nessa modalidade seriam preteridos no mercado de trabalho. Para ressaltar a importância e a qualidade dos cursos a distância, conversamos com o coordenador de Desenvolvimento de Parcerias do EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Rinaldo Allara Filho, para compreender melhor essa realidade. 
  
De que forma o mercado profissional tem avaliado os cursos EaD? 
  
O mercado profissional tem começado a avaliar os cursos EaD de maneira mais abrangente, considerando não apenas a modalidade de ensino, mas também a reputação e qualidade da instituição que oferece o curso, assim como a credibilidade do programa acadêmico e a adequação do currículo às demandas do mercado.  
  
Os empregadores costumam fazer algum tipo de comparação com o curso presencial? Por quê? 
  
Os empregadores muitas vezes fazem comparações entre cursos EaD e presenciais por diversos motivos. Um deles é a percepção histórica de que os cursos presenciais oferecem uma experiência mais imersiva e interativa, o que pode ser relevante dependendo da área de estudo. Além disso, há a preocupação com a disciplina e autonomia do estudante, já que os cursos EaD exigem um maior nível de auto-organização e autorregulação por parte do aluno. 
  
Por que o aluno não deve se preocupar quanto à qualidade do curso EaD do Mackenzie? 
  
Quanto à qualidade do curso EaD do Mackenzie, a instituição possui uma reputação consolidada no ensino superior e busca oferecer uma experiência de aprendizado de alta qualidade, independentemente da área de conhecimento. O Mackenzie investe em tecnologia e recursos pedagógicos para garantir uma experiência de ensino-aprendizagem robusta e eficaz, multiplicando seu conhecimento e experiência do ensino presencial para a modalidade Digital. 
  
Além das habilidades próprias de cada curso, que outras capacidades o aluno desenvolve na modalidade EaD que se tornam atrativas ao mercado? 
  
Além das habilidades específicas relacionadas ao campo de estudo, os alunos de cursos EaD desenvolvem habilidades essenciais no mercado de trabalho, como autodisciplina, gestão do tempo, comunicação escrita e colaboração virtual. Essas habilidades são cada vez mais valorizadas em um ambiente profissional que demanda flexibilidade, adaptabilidade e habilidades digitais. Portanto, os alunos de cursos EaD podem se destacar no mercado de trabalho devido à sua capacidade de lidar com desafios e ambientes de trabalho remotos. 
 
A Graduação EaD da UPM está com inscrições abertas! Venha fazer do Mackenzie! Faça agora mesmo sua matrícula, basta acessar aqui