Professor Marcos Pimenta recebe o TWAS Prêmios 2013

21.10.201311h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor Marcos Pimenta recebe o TWAS Prêmios 2013

O professor visitante do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais – MACKGRAFE da Universidade Presbiteriana Mackenzie recebeu o Prêmio TWAS 2013 em Física da Academy the Word of Science por sua contribuição para a compreensão das propriedades ópticas e eletrônicas de nanomateriais de carbono. 

Pimenta também é professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Fui premiado em função dos meus trabalhos desenvolvidos nos últimos 15 anos usando a técnica experimental de Espectroscopia Raman ressonante”, explicou Pimenta ao Instituto de Ciências Exatas da UFMG. 

O TWAS, instituído em 1985, premia trabalhos em ciências básicas, reconhecendo e apoiando importantes conquistas feitas por cientistas de países em desenvolvimento em Biologia, Química, Matemática e Física. Neste ano de 2013, a premiação aconteceu na Academia em Buenos Aires, Argentina.

Marcos Pimenta

Professor titular do ICEx, participou, junto com a professora americana Mildred Dresselhaus, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) centro universitário de educação e pesquisa localizado em Cambridge,Massachusetts, nos Estados Unidos, do estudo de nanotubos de carbono por Espectroscopia Raman. Marcos Pimenta foi co-coordenador do Instituto do Milênio de Nanociências (Ministério da Ciência e Tecnologia) e publicou mais de 120 artigos científicos.