Símbolo da justiça

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie lança livro na Itália

Publicação aborda atuação do Supremo Tribunal Federal em julgamentos sobre direito à saúde

02.06.202114h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie lança livro na Itália

O professor Fernando Rister, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), publicou o livro Diritto alla Salute e attivismo simbolico. Il caso del Brasile, na Itália, na prestigiosa coleção acadêmica QUADERNI DE L'ALTRO DIRITTO, que é coordenada pelo professor Catedrático da Universidade de Firenze, Emilio Santoro, e que possui dentre os membros do seu conselho editorial importantes juristas e filósofos europeus.

A obra do professor mackenzista busca mostrar o sentido outorgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao princípio da Separação dos Poderes nos julgamentos em direito à saúde, avaliando se o STF atua de forma puramente simbólica ou se contribui para efetivação da norma.

Para tanto, o docente analisa a aplicação das normas relativas ao tema pelo Supremo, avaliando a "verbalização" das decisões - a própria linguagem do tribunal -, o que possibilita o estudo do direito como sistema de comunicação.

De acordo com Rister, que ministra aulas de Sociologia do Direito e de Teoria do Direito do Programa de Pós-graduação em Direito Político Econômico na UPM, a publicação da obra demonstra a importância da pesquisa e de se ampliar as discussões, extrapolando cenários puramente nacionais.

"O livro coloca as pesquisas desenvolvidas no Mackenzie no debate internacional, abre portas e atrai alunos e novos pesquisadores", destaca ele.

A obra está disponível para venda no site da Editora Pacine. Para saber mais e acessar, clique aqui

Capa do livro do professor Mackenzista