Pesquisa e Inovação

Podcast da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília explora novidades do Legal Design para o universo jurídico

Professores Evandro Soares e Cynara Batista dialogam sobre tendências e inovações Legal Design para o mercado do trabalho

26.04.202211h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Podcast da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília explora novidades do Legal Design para o universo jurídico

Encontrar soluções inovadoras para problemáticas e outras questões do universo jurídico, humanizando ainda mais todo o processo, que vai desde a comunicação com clientes, passando pela compreensão dos problemas e indo até a construção final das estratégias a serem adotadas e o diálogo com o sistema de justiça. Isso é um pouco sobre o que se pode contar a respeito de Legal Design, uma abordagem de vanguarda, pautada nas metodologias do Design Thinking, e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho jurídico.

O assunto será melhor discutido no próximo episódio do podcast da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), disponível gratuitamente no Spotify a partir desta quarta-feira, 27 de abril. Os professores Evandro Soares, advogado, professor e coordenador do Laboratório Prática Jurídica da FPMB e doutorando da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); e Cynara Batista advogada, COO do New Law, Legal Designer (Legal Creatives) – Desenho de serviços orientados à inovação jurídica, abordarão o tema com profundidade.

Entre os pontos que serão destacados pelos docentes estão o Marketing Jurídico, o Visual Law e os desafios da advocacia perante as novas tecnologias. Na superfície, a proposta dessas abordagens é realmente oferecer produtos e serviços com empatia, visando a agregar valores que estão conectados justamente a um relacionamento mais acolhedor com as pessoas envolvidas nos processos. Incluindo atendimentos mais céleres.

Os profissionais que trabalham com essa metodologia são capacitados para entender, investigar e avaliar todos os cenários, utilizando tecnologias para alcançar respostas com propostas totalmente inovadoras. Ou seja, estão envolvidos, além dos setores de design, tecnologia e direito, o criativo e o estratégico – também pensando na elaboração de saídas para conflitos em gestões empresariais.

Podcast FPMB

O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da Faculdade de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do país. Os episódios são conduzidos por professores da instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da Academia, para explorar os temas mais importantes e atuais do universo jurídico.

O objetivo da atração é não só sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, como também destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo. Um bate-papo orgânico, leve e com uma linguagem simples, visando também a acolher ouvintes que não têm intimidade com os títulos abordados, mas são impactados diretamente ou indiretamente pelos temas – ou simplesmente são curiosos pelas discussões.

“O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para, juntas, guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão. Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O Podcast da FPMB é um dos itens dessa lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.