Universidade

Palestra internacional marca abertura do semestre da FAU

Evento discutiu trabalho de mulheres na área e a arquitetura moderna

08.08.202318h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Palestra internacional marca abertura do semestre da FAU

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, nesta segunda-feira, 07 de agosto, a abertura do segundo semestre de 2023 com uma palestra ministrada por dois professores da Escuela Tècnica Superior d’Arquitetura, de Barcelona, Espanha. O evento foi realizado no saguão do prédio 9 do campus Higienópolis.

O local ficou lotado, com a presença de alunos para o pontapé inicial do semestre. O evento também contou a transmissão on-line. Em cada palestra, os professores catalães discutiram temáticas relacionadas à arquitetura moderna e trabalhos na área desenvolvidos por mulheres. 

A professora de arquitetura, Zaida Muxí Martínez, ministrou palestra com o tema Mujeres, Casa Y Ciudades. “Houve muitas mulheres que contribuíram para a arquitetura ao longo dos séculos, mas conhecemos muito pouco sobre elas. É como se faltasse metade da história”, disse, mencionando ainda o trabalho de muitas brasileiras importantes, como Lina Bo Bardi e Carmen Portinho.  

Já o professor Josep Maria Montaner discutiu Otra Historia, Razón y Orden en la Arquitectura Contemporánea, o que envolveu uma exposição sobre a arquitetura modernista. “A arquitetura moderna não evolui da escola europeia, mas parte de outros países periféricos, como na América Latina. Eles fazem uma arquitetura que não tem tanto a ver com história, com algo mais frio, mas sim com a memória, com o lugar, com o popular, que não buscam uma ordem, mas é muito mais viva e mais orgânica”, declarou.

A diretora da FAU, Angélica Benatti Alvim, ressaltou que o objetivo das palestras era trazer temas contemporâneos para discussão. “A ideia é fazer nossos alunos refletirem sobre as possibilidades da área de arquitetura e urbanismo”, mencionou.

Autoridades mackenzistas também marcaram presença na palestra: o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.