Cultura

Obra de Handel é tema do primeiro Notas Musicais de 2023

Peça foi escrita especialmente para coroação de rei britânico 

02.03.202318h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Obra de Handel é tema do primeiro Notas Musicais de 2023

Já está no ar o primeiro Notas Musicais de 2023, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com uma apresentação do Coro Universitário Mackenzie e da Orquestra Sinfônica Municipal de Piracicaba, que entoaram a obra Zadok, The Priest, escrita pelo compositor alemão Georg Friedrich Handel. O vídeo conta com os comentários do coordenador da CAC, maestro Parcival Módolo.

A obra apresentada foi composta especialmente para a coroação do rei inglês George II, em 1727. A letra é uma representação de uma cena bíblica em que o sacerdote Zadoque e o profeta Natã unge Salomão como rei de Israel. “Apesar de alemão, Handel viveu a maior parte de sua vida na Inglaterra, produzindo música para os reis ingleses. Uma das funções dele era compor obras para as grandes comemorações da coroa, como casamentos e coroações.”, explica Parcival Módolo.

O vídeo da apresentação do Coro Universitário Mackenzie e da Orquestra Sinfônica Municipal de Piracicaba, da obra Zadok, The Priest, de Handel, já está disponível no YouTube