Cultura

Notas musicais: Ensaio da 9ª Sinfonia de Beethoven

Nova edição do programa mostra preparação de Coro Universitário e Orquestra

08.09.202218h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Notas musicais: Ensaio da 9ª Sinfonia de Beethoven

O programa Notas Musicais, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), exibe um ensaio de uma apresentação do Coro Universitário, em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro, da 9ª Sinfonia de Beethoven. O vídeo conta com comentários do maestro Parcival Módolo, também coordenador da CAC. 

De acordo com o maestro, a peça é considerada uma das mais importantes da história da música mundial, que foi apresentada pela primeira vez na história em 1824, quando Ludwig van Beethoven já estava completamente surdo. “Fez um grande sucesso, já na sua estreia em Viena, e até hoje é considerada uma das obras magnas da literatura musical universal”, aponta Módolo.

O trecho exibido é a parte final da sinfonia, gravado durante o ensaio do coro universitário. A presença de um coral em uma peça musical deste tipo é considerado algo inédito. “Foi a primeira vez que um compositor colocou um coral para cantar uma sinfonia, que é algo tipicamente musical. Foi uma inovação do compositor”, afirma o maestro.  

O vídeo do Coro Universitário e da Orquestra Sinfônica de Rio Claro entoando a 9ª Sinfonia de Beethoven já está disponível no YouTube.