Atualidades

Mudanças na ABNT: Especialista do Mackenzie explica alterações

Modificações visam renovar normas acadêmicas e acompanhar o mundo científico internacional

01.08.202310h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mudanças na ABNT: Especialista do Mackenzie explica alterações

Após 21 anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizou uma atualização na norma NBR 10520, que padroniza as citações feitas em textos, publicações e artigos científicos e acadêmicos. A atualização foi publicada no dia 19 de junho e alterou diversas regras que são fundamentais para a produção e divulgação científica.  

Para que vocês, mackenzistas, comecem o 2° semestre alinhados com essas novidades, conversamos com a professora do curso de Letras do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Maria Lucia Vasconcelos, para ajudar a compreender esse upgrade. 

Foram nove mudanças no total, que interferem na escrita de palavras estrangeiras, citação direta, citação com mais de três autores, entre outros. A especialista explicou as mais utilizadas em trabalhos acadêmicos. “No caso das indicações de autoria no texto, não será mais utilizada a caixa alta. Outra mudança é que o recuo de 4 cm, em citações com mais de três linhas, passa a ser opcional”, destacou. 

Maria Lucia explicou também que a partir de agora o ponto final, após citação ao longo do texto, é para encerrar a frase e não a citação. Isso foi muito importante, já que havia muita confusão a esse respeito.  

“As atualizações da ABNT visam renovar as normas acadêmicas nacionais que devem, no entanto, acompanhar o mundo científico internacional. Por isso, nós, professores, vamos nos adaptar. Sempre o fazemos”, concluiu. 

Conheça as mudanças da ABNT

  1. Indicação de autoria pessoa física, dentro dos parênteses, deve ser feita em letras maiúsculas e minúsculas; 
  2. Indicação de autoria jurídica, dentro dos parênteses, deve ser feita pela sigla ou nome completo, em letras maiúsculas e minúsculas. Recomenda-se que as siglas sejam grafadas em letras maiúsculas; 
  3. A indicação de autoria governamental, dentro dos parênteses, deve ser feita pela jurisdição ou nome do órgão superior, em letras maiúsculas e minúsculas; 
  4. Em indicação de autoria de citação com mais de três autores, é opcional o uso da expressão et al para reduzir o texto. Mesmo que na referência constem todos os autores; 
  5. Recuo de 4 cm para direita em citações com mais de 3 linhas se torna recomendado, e não mais obrigatório; 
  6. Expressões latinas devem ser grafadas em itálico; 
  7. Para citações de documentos digitais que tiverem localizador ao invés de página (e-books, por exemplo), convém indicar a posição exata da menção; 
  8. O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação; 
  9. Nas instruções de citações utilizando o sistema numérico, há exemplos de documentos paginados. 

Para conhecer os detalhes da atualização acesse o site da ABNT

Sobre a ABNT 
As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são um conjunto de diretrizes e padrões técnicos estabelecidos para diversas áreas de conhecimento no Brasil. Elas têm como objetivo principal a padronização e a qualidade de trabalhos acadêmicos, serviços, processos e documentos em diferentes setores da sociedade.   

Portanto, a ABNT é responsável por desenvolver e revisar essas normas, que abrangem desde formatação de trabalhos acadêmicos, como monografias e dissertações, até especificações técnicas em engenharia, arquitetura, saúde, meio ambiente, entre outros.