MackGraphe participou, a convite, de Evento Internacional de pesquisadores dos BRICS em Shenzhen (China).
O MackGraphe participou do evento internacional “2nd Brics + Conference on Novel Materials and Devices” (2ND Open BRICS+ Conference on Smart Materials and Devices), na SusTech University, Shenzhen, China. O Diretor Prof. Benedito Aguiar apresentou, a convite, o conceito e detalhes da implementação do modelo de Gestão da Inovação do MackGraphe e discorreu ainda sobre alguns dos seus projetos estratégicos de P&D em andamento. Além disso, a pesquisadora Profa. Dra. Cecília Silva apresentou os recentes avanços no desenvolvimento de revestimentos anticorrosão, ecologicamente sustentáveis, além de interessantes projetos de biossensores voltados para identificação de doenças raras, bem como novos dispositivos vestíveis aplicados a diagnósticos na área da saúde, explorando não apenas os avanços científicos envolvidos, mas também o propósito de transformar os resultados em produto para o mercado. É impressionante o nível dos projetos de P&D apresentados e, especialmente, a transformação dos resultados das pesquisas em produtos onde a China lidera, de longe, o desafio de transformação do conhecimento em produtos, assunto sobre o qual compartilhamos a experiência do MackGraphe, ressaltou o Diretor Benedito Aguiar. Foi muito bom perceber que o foco da maioria dos nossos projetos em andamento no MackGraphe tem similaridade com os que estão sendo desenvolvidos por universidades e institutos de pesquisa chineses, o que manifestou interesse em trabalho colaborativo em P&D, completou Prof. Benedito Aguiar. Além da China, outros grupos de pesquisa dos demais países dos BRICS, manifestaram grande interesse no trabalho desenvolvido no MackGraphe, especialmente na área de biossensores, membranas e síntese de materiais, destacou Profa. Cecília Silva.
A cidade de Shenzhen, com cerca de 40 anos de fundação, é uma cidade ultramoderna e lidera a corrida pela inovação tecnológica na China, abrigando centros de P&D dos mais importantes no país e no mundo. De grande destaque é o “Shenzhen Institutes of Advanced Technology” (Shenzhen Institutes of Advanced Technology) que pertence à “Chinese Academy of Sciences” e o “Shenzehn Geim Graphene Center” que pertence à Tsinghua Shenhzen International Graduate School (https://www.tsinghua.edu.cn/info/1175/19624.htm), ambos visitados pela comitiva do MackGraphe. O primeiro destaca-se, por reunir 9 Institutos Nacionais - Institutos de referência em pesquisa na China -, e conta com cerca de 2600 pesquisadores (2200 permanentes e + 440 pós-docs) e incríveis 16.300 depósitos de patentes. O segundo, com atenção especial em pesquisas com grafeno, que leva o nome do Prof. André Geim, Prêmio Nobel de Física pela descoberta do grafeno, se destaca por relevantes resultados em síntese e de materiais bidimensionais para diversas aplicações que exploram propriedades térmicas de mecânicas e tecnologias avançadas de baterias, temas similares de P&D do MackGraphe.
Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de P&D com ambos os centros de pesquisas em assuntos de interesse comum.