Mackenzistas se destacam na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes avançam para a terceira fase da competição promovida pela Unicamp

26.05.202213h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzistas se destacam na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Um grupo de estudantes do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) avançou para a 3ª fase nacional da Olimpíada de História do Brasil (ONHB), realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Fazendo a estreia do Colégio na competição e orientados pelo professor de História do Ensino Médio Isaac Marra, o grupo de estudantes é formado por Miguel Guedes, Humberto Kenzo e Arthur dos Anjos. Os alunos participaram do certame que contou inicialmente com mais de 80 mil inscritos e, agora, avança com grandes chances de medalha.

Nas palavras do estudante Miguel Guedes "há um grande nível de exigência e avaliação que compreende conhecimentos para além da sala de aula". As seis fases online têm duração de uma semana cada.

As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

De acordo com Marra, que também é colaborador da Unicamp nas Olimpíadas, no desenvolvimento das fases on-line, as respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com a orientação do professor.

Cada questão traz 4 alternativas, porém mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que consideram a mais adequada em resposta à questão.

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.

A competição também faz parte do edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, com a possibilidade futura de ampliação e alcance de outros cursos oferecidos pela instituição, sem a necessidade de passar pelo vestibular.

Sobre a ONHB, o professor afirma que “ainda é uma olimpíada pouco conhecida no país e se torna especial para os estudantes que se interessam pelo tema”, disse.

Ele comenta que “é uma excelente oportunidade de exercitar competências identificadas com os maiores processos seletivos do país, como o ENEM. Além da experiência, eles recebem um certificado de participação e, caso alcancem o pódio, há a possibilidade de obter desde menções honrosas até prêmios em dinheiro”, concluiu.