Parcerias

Mackenzie participa de Workshop sobre policiamento na Tríplice Fronteira

Cooperação entre policiais do Brasil, Argentina e Paraguai foi tema da discussão 

11.09.201918h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie participa de Workshop sobre policiamento na Tríplice Fronteira

A Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participou do primeiro workshop de planejamento do Curso de Cooperação Policial na Tríplice Fronteira - divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai -, realizada em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). O evento aconteceu no dia 4 de setembro, na Cidade Universitária. 

O projeto, coordenado pelas duas instituições, pretende promover o nivelamento e a cooperação entre as instituições de segurança e justiça dos três países, com foco no combate aos mercados ilícitos e o crime organizado na região de fronteira. A região é um dos principais pontos de entrada de drogas e produtos contrabandeados no Brasil. 

No evento, estiveram presentes autoridades e lideranças de entidades de segurança, como o Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Militar e Polícia Federal, promotores de justiça de São Paulo, além professores e especialistas em segurança pública. 

Autoridades presentes: Sandra Valle, antiga secretária Nacional de Justiça do Ministério da Justiça; Cel. E.B. De Francicis, comandante do Instituto Meira Mattos e professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército no Rio de Janeiro (ECEME); Marco Antonio Wosny, coronel reservista da PM-PR; Lincoln Gakya, promotor de justiça do GAECO SP; Roberto Troncon, delegado da Polícia Federal; Josemar Monteiro, policial rodoviário federal; João Henrique Martins, coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP; Ana Maura Tomesani, gerente de projetos e pesquisadora sênior da JHM Research and Consultancy; Guilherme Dias, professor da ECEME no Rio de Janeiro; Danillo Carlotti, cientista de Dados do Insper; Janina Onuki, diretora do IRI-USP.

Organizadores: Leandro Carneiro, professor do IRI e coordenador da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (USP); Fábio Bechara, professor de Direito na UPM e Promotor do MP-SP; Patricie Barricelli, mestranda em Direito pela UPM; Adriano Rosas, mestrando do IRI-USP; Thiago Uhli, mestrando do IRI-USP; Tacia Herstig, graduada em Comunicação e assistente da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (USP).