Atualidades

Mackenzie lança parceria para alunos trabalharem no Québec

Iniciativa incentiva o estudo da língua francesa entre mackenzistas 

06.03.202309h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie lança parceria para alunos trabalharem no Québec

Na última quarta-feira, 1º de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu a palestra “Trabalhe no Québec”, uma iniciativa da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) e do Escritório de São Paulo do Governo de Quebec. 

A palestra apresentou informações sobre as características, cultura, atrativos e idioma do Québec e, em especial, as oportunidades de empregabilidade na maior província do Canadá, por meio da Feira de Empregabilidade, acessível no portal Quebec na Cabeça.

“Março é o mês oficial da francofonia, e queremos que seja um momento de evidência do francês, como uma língua de oportunidade, e promoção desta ação”, explicou a conselheira em prospecção do escritório de Québec em São Paulo, Sarah Sanchez. 

A convidada mencionou que as empresas recrutadoras virão ao Brasil, em abril, para selecionar os candidatos e realizar as entrevistas. Segundo Sanchez, a iniciativa localizou 19 empresas interessadas em funcionários brasileiros, com a oferta de mais de 400 vagas abertas. 

A iniciativa oferece oportunidades temporárias variando de um a três anos, com possibilidade de renovação de visto ou residência permanente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em plataformas parceiras ou do governo quebequense para pessoas a partir de 18 anos.  

Segundo a coordenadora do Mackenzie Language Center (MLC), Raquel Botelho, a ação mostra a relevância de conhecer um outro idioma estrangeiro em termos de empregabilidade e oportunidades profissionais. O MLC, que oferece cursos de francês para a comunidade mackenzista, promoverá cursos de francês técnico, voltados para diversas profissões. “Queremos mostrar o know how do Mackenzie e levar o nome da universidade para o exterior”, enfatiza a coordenadora. 

As vagas buscam profissionais com conhecimentos de ensino superior ou técnico, para suprir oportunidades voltadas aos setores prioritários, como: Tecnologia da Informação; Inteligência Artificial; Jogos Digitais; Enfermagem; Logística e Transportes; Engenharia; e Manufatura e Fabricação. 

Vale ressaltar que cada vaga possui sua política sobre a necessidade de inglês e/ou francês. Com esta oportunidade, o mackenzista adquire os mesmos direitos de um trabalhador canadense quando contratado. O processo de seleção pode durar até um ano e, caso seja positivo, a empresa promove a tramitação do visto de trabalho. O Governo do Québec, por sua vez, oferece cursos gratuitos de francês, bem como ajuda de custo para os profissionais selecionados, enquanto melhoram seu idioma.

Conheça o Québec 
Localizada no Canadá, Québec é a maior e mais populosa província do país. O francês é a língua oficial da região, falada por 95% da população, tornando Québec uma verdadeira nação francófona e um grande apoiador do idioma na América e no mundo. 

Seu governo tem 35 representações internacionais, implantadas em 19 países, dentre eles o Brasil, no escritório em São Paulo.