Esporte

Mackenzie Brasília em evidência no cenário brasileiro do esporte

Estudantes chamam atenção após diversas vitórias em competições nacionais

30.06.202216h46 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília em evidência no cenário brasileiro do esporte

Como parte integrante e essencial para o desenvolvimento do aluno, além dos conteúdos didáticos e dos aprendizados socioambientais, o Colégio e a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (CPMB/FPMB) estimulam a prática saudável do esporte como uma maneira não somente de descobrir novos talentos, mas também como um meio de ensinar a importância da disciplina para se alcançar os objetivos desejados.

Ao longo da história do Colégio, muitos foram os atletas que se destacaram no cenário nacional, como, por exemplo, César Castro, que hoje está à frente da turma de Saltos Ornamentais. Com extensa experiência nacional e estrangeira, ele foi atleta olímpico de alta performance patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) por mais de dez anos e agora, como professor, busca novos talentos na modalidade pela qual participou de quatro olimpíadas.

Seguindo na mesma linha de êxitos, está o pequeno judoca Daniel Fernando, que garantiu, no dia 17 deste mês, o 1º lugar nos Jogos Escolares do Distrito Federal. Com o triunfo, ele foi convocado a integrar a Seleção de Brasília para competir nos Jogos Escolares Brasileiros.

O percurso até lá não foi um caminho fácil, como explica José Adriano, tutor do estudante. “No início, a família e ele ficaram receosos de voltar aos campeonatos após o período de pandemia. Em seguida, depois de vencer lutadores de seu nível, Daniel ficou com medo de enfrentar um oponente classificado uma faixa acima. Falei a ele que isso não importava. Ele decidiu ir e voltou vitorioso”, comentou.

Brilhando nas águas

Dentre as recentes conquistas da casa, estão os pódios alcançados no dia 27 de junho nas seletivas do Distrito Federal (DF) dos Jogos da Juventude. A equipe do Mackenzie conquistou o tricampeonato dos jogos escolares do DF na categoria 15 a 17 anos e o vice-campeonato na categoria 15 a 17 anos masculino.

“Os alunos mostram que são mais rápidos e mais fortes porque construíram seus resultados pelo esforço e dedicação, pois a cada dia de treino é mais um degrau para o resultado final”, expressou o treinador Renato Dourado. Ele completa dizendo que “tão importante quanto nadar são os valores que levarão para a vida. O aprendizado é individual, mas o sucesso é coletivo”.

Ainda nas piscinas, os mackenzistas também se sobressaíram no fim de abril no II Torneio da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal (FDA/DF). Os irmãos Marques Diniz fizeram um verdadeiro estouro no pódio! Caroline garantiu quatro medalhas de ouro nos 100m, 200m, 400m e 800m no nado livre infantil e também nos 1.500m livres, em que quebrou o recorde de Centro-Oeste. Além disso, ela foi prata nos 200m medley infantil e foi condecorada com o Troféu Índice Técnico Feminino II. O outro irmão, Miguel, levou o bronze nos 800m livres e a prata nos 1.500m da mesma categoria.

Mais um destaque do Mackenzie é Pedro Neves, nome de relevância a nível nacional, sendo campeão em todas as provas que participou. Neste ano, ele levou o CPMB para os holofotes ao vencer a Copa das Confederações do Centro Oeste pela seleção do DF. Ele ganhou nas provas de 400m e 800m livres, 100m e 200m borboleta e 400m medley. Na ocasião, ele bateu 3 recordes, teve os 4 melhores índices técnicos da competição e conquistou 6 medalhas de ouro. Nadando desde os 8 anos de idade, o adolescente é uma promessa no esporte e hoje integra a seleção brasiliense de natação.

É importante salientar também as habilidades do time de Nado Artístico. Em maio, as jovens Alice Tenório e Ana Clara Machado, acompanhadas da treinadora Simone Montenegro, foram ao Canadá para um intercâmbio de 10 dias de árduo treinamento com duas técnicas, uma canadense e outra japonesa. A viagem teve como objetivo aprimorar as capacidades das nadadoras para as competições internacionais que acontecerão no segundo semestre deste ano, ocasiões em que irão representar o Mackenzie e o Brasil.

Elas não pararam por aí! Em uma nova empreitada, dirigiram-se ao Rio de Janeiro na madrugada de terça-feira (27 de junho) para juntar-se aos treinamentos da seleção brasileira que, durante três semanas, definirão quem irá disputar o mundial que será realizado em agosto, em Quebec.

“Estamos buscando subir o patamar de notas. Atualmente, as meninas recebem 6 médio e 6 alto e queremos conseguir, pelo menos, a avaliação 70 dos árbitros. O objetivo é chegar ao pódio no São Paulo Open e, caso sejam convocadas, vamos ajudar o Brasil a brigar pela final do mundial”, assegurou Montenegro.

A treinadora garantiu que as atletas foram essenciais para a vitória do CPMB nas seletivas dos jogos escolares. Alice trouxe o ouro nos 50m da nado costas, enquanto a Ana conseguiu a prata nos 100m nado livre. Juntas, as duas ocuparam o primeiro lugar do pódio na prova de revezamentos.

Prodígio paralímpico brasiliense

Élcio Cunha Pimenta, de 19 anos, atleta de natação da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e estudante de Direito na instituição, que compete na classe S11, conquistou, em maio, o ouro nos 100 metros peito e nas provas de revezamento; a prata nos 100 metros livres; e dois bronzes nos 100 metros costas e nos 400 metros livres. Além disso, também chegou em quarto nos 50 metros livres e em quinto nos 100 metros borboleta.

Em abril, foi campeão da segunda etapa nos 100 metros costas e nos 100 metros peito, e ainda garantiu a medalha de prata dos 400 metros livres e o quarto lugar nos 50 metros livres e nos 100 metros livres. “É uma competição que certamente ficará marcada na memória, tanto pelos resultados obtidos, quanto por ser a primeira competição que de fato me consagrou campeão brasileiro em duas provas, estou muito feliz pelos resultados”, disse Élcio.