Atualidades

Filmes para comemorar o aniversário de São Paulo

Confira alguns longas que se passam na metrópole

23.01.202615h09 Letícia Chang, sob orientação de Jonathas Cotrim

Compartilhe nas Redes Sociais

Filmes para comemorar o aniversário de São Paulo

São Paulo completa 472 anos neste domingo, 25 de janeiro. E em meio às comemorações, é importante celebrar a cidade em toda a sua grandiosidade, pois além das diversas oportunidades que a metrópole oferece, ela também é um importante centro de produção e divulgação da cultura brasileira. Nesse cenário de tanto concreto, diversos filmes já foram rodados na cidade e eternizaram a capital paulista nas telonas.

O coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Hugo de Almeida Harris, aponta o motivo para São Paulo ser cenário para diversas produções audiovisuais. Para ele, a cidade é vasta e variada, com diversas realidades sociais: ao mesmo tempo que possui uma parte empresarial e turística, ela também contém ambientes mais carentes. “Ambos permitem histórias muito particulares, com características completamente distintas, mesmo se tratando da mesma cidade”, destacou. 

Hugo apontou três filmes que melhor retratam São Paulo, confira:

São Paulo Sociedade Anônima

O filme de 1965 conta a história de Carlos, um jovem da classe média paulistana que ingressa em uma grande empresa na época da industrialização automobilística no Brasil. O coordenador enfatizou a obra devido ao retrato da metrópole que ela apresenta. “Sem dúvida, o mais importante de todos, não por ter o nome da cidade no título, mas pelo retrato que faz da classe média industrial, que em meio aos arranha-céus da cidade, busca tramoias para conseguir viver a vida econômica e amorosa”, disse. 

O ano em que meus pais saíram de férias

O drama brasileiro de 2006 retrata a história de Mauro, um garoto de doze anos que tem sua vida virada de ponta cabeça quando seus pais saem de férias de forma inesperada na década de 70. Hugo explicou a sinopse e importância do filme para a representação da época. “A obra mostra a presença de um menino no bairro do Bom Retiro tentando lidar com a ausência dos pais que fugiram do governo militar”, contou.

Os 12 trabalhos

O filme de 2007 conta a história de Héracles, um jovem que vive na periferia de São Paulo e passa a trabalhar como motoboy. “Um filme que mostra a realidade de personagens da periferia paulistana, que trabalham como motoboy e buscam sobreviver no dia a dia”, relatou.

Hugo esclareceu que o cinema mostra os espaços, os ambientes e a geografia local, por meio do olhar de cada cineasta e a maneira que cada um interage com a cidade. “Alguns serão mais introvertidos, em ambientes internos, mas outros farão o personagem flanar pela cidade, o que permite apresentar ao público o que é este mundo que muitos não conhecem”, finalizou. 

Aproveite o feriado de aniversário de São Paulo e conheça a cidade por meio do cinema.