Tartaruga no oceano

Colégio Mackenzie participa da Olimpíada Brasileira do Oceano

 Alunos do sétimo ano apresentaram duas propostas nesta edição

14.12.202109h22 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie participa da Olimpíada Brasileira do Oceano

Alunos do 7º ano do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo participaram da edição deste ano da Olimpíada Brasileira do Oceano, que  teve como objetivo promover maior entendimento sobre o papel dos oceanos e a influência que as ações humanas podem causar. Os estudantes e professoras de Ciências e Geografia tiveram a oportunidade de contextualizar os conteúdos trabalhados nas disciplinas e ainda foram desafiados a projetar ações para a conservação marinha. 

Para esta edição, dois projetos foram desenvolvidos. O primeiro apresentou uma proposta para desacelerar o embranquecimento dos corais e o segundo trouxe uma ideia para  combater o despejo de lixo nos oceanos e a presença de plástico que afeta a vida marinha

Com o objetivo de resolver a situação-problema do embranquecimento dos corais, os envolvidos realizaram uma extensa pesquisa e construíram um dispositivo eletrônico com o intuito de monitorar a variação da temperatura dos mares - uma vez que seu aumento interfere diretamente no clareamento desses animais. Além disso, para minimizar os danos causados pela elevação da temperatura no habitat dos corais, a proposta dos alunos foi criar uma bomba que fizesse a sucção da água para que ela passe por um processo de resfriamento antes de voltar ao oceano. 

Para combater o despejo de lixo nos oceanos, os alunos identificaram o descarte de roupas como uma das principais fontes e, assim, propuseram um aplicativo que incentivasse o consumo mais consciente, de uma forma que a produção de lixo diminuísse.

O protótipo do aplicativo disponibiliza informações importantes antes de comprar roupas e acessórios. Por exemplo, mostra os tecidos que são sustentáveis, lista as lojas consideradas mais ecológicas e dá dicas de influenciadores e estudiosos como sugestão para seguir nas mídias sociais e ampliar o conhecimento do espectador sobre o tema.