Eventos

Chamada aberta para submissão de artigos científicos e propostas de minicursos na área de Interação Humano-Computador

Evento VII Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador será realizado pela primeira vez no Brasil

26.04.202116h03 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Chamada aberta para submissão de artigos científicos e propostas de minicursos na área de Interação Humano-Computador

Está aberta a chamada para submissão de artigos científicos e propostas de minicursos para apresentação na VII Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador, que será realizada pela primeira vez no Brasil e acontece entre 08 e 10 de setembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Os autores que desejarem participar do evento com apresentação de trabalhos devem efetuar a submissão até o dia 10 de maio. O encontro de três dias é gratuito para público e autores, uma oportunidade única para crescimento acadêmico. 

As Jornadas são um evento anual que funciona como um fórum de discussão e aprendizagem de temas relacionados à Interação Humano-Computador (IHC), principalmente no contexto ibero-americano. Na edição deste ano, o tema será IHC e IoT: a interação além do computador, com foco na Interação Humano-Computador (IHC) e na Internet das Coisas (IoT, no inglês, Internet of Things).

“É uma grande oportunidade de troca de experiência entre pesquisadores do Brasil com toda a América Latina e Europa, além de haver a possibilidade de  novos projetos em conjunto”, explica a professora da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM e uma das organizadoras, Valéria Farinazzo Martins. 

Além disso, de acordo com a professora da FCI e também organizadora, Maria Amelia Eliseo, a integração com pesquisadores de tantos países pode contribuir para as pesquisas desenvolvidas. “Os participantes terão a oportunidade de discutir e compartilhar com a comunidade ibero-americana de IHC os resultados de suas pesquisas, trocando e ampliando conhecimentos que podem enriquecer ainda mais estes resultados”, afirma. 

O evento se propõe a buscar soluções inteligentes para a interação cada vez mais recorrente entre pessoas e máquinas. A ideia é sempre melhorar os sistemas de computação, tornando-os mais inteligentes, mais acessíveis e mais prazerosos de usar. “Ao interagir com sistemas que correspondam às suas expectativas e que sejam fáceis de usar, e de se entender como se deve utilizar, os usuários se sentem satisfeitos e têm uma boa experiência”, indica Maria Amelia ao falar sobre o principal foco dos estudos de IHC.   

Realizada num contexto de pandemia, que aumentou exponencialmente o uso de computadores, tablets e smartphones, além da necessidade de utilizar a internet para trabalho e lazer, as Jornadas discutirá assuntos relacionados à interação dos usuários com estes sistemas e dispositivos buscando soluções que facilitem o seu uso. “Como as pessoas passaram a utilizar sistemas computacionais interativos com mais frequência, a IHC, neste sentido, contribui ao facilitar a interação dos usuários, propondo interfaces mais claras e que o ajudem a atingir seus objetivos ao utilizar um sistema, otimizando tempo e recursos”, explica a professora Maria Amelia Eliseo.

As trilhas para as quais você poderá enviar artigos ou propostas de minicursos estão disponíveis aqui. Mais informações sobre as VII Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador estão disponíveis no site

Serviço
Submissão de artigos para a VII Jornadas Ibero-Americanas de Interação Humano-Computador
Data para submissão:
 até 10 de maio
Link para submissão: clique aqui