Artistas realizam pintura lúdica na ala pediátrica do Hospital Mackenzie

Trabalho voluntário do Coletivo PulsArte trouxe cores alegres e elementos para despertar a curiosidade das crianças

13.03.202415h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Artistas realizam pintura lúdica na ala pediátrica do Hospital Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu uma pintura artística autoral realizada pelas artistas Ana Camargo, Giana Pundek, Katia Velo e Márcia Széliga, que formam o coletivo PulsArte. O projeto foi idealizado por Ana Camargo, que há um ano transferiu seu ateliê Profícia Maria para a Praça Alfredo Andersen, quase em frente ao Hospital.

Das janelas do ateliê, Ana visualizava o Hospital e sentia que a qualquer momento faria uma ação por meio da arte para contribuir com os pacientes e colaboradores. Por intermédio da administradora regional da Prefeitura de Curitiba, Rafaela Lupion e do advogado Wilson Andersen Balão, Ana foi apresentada à direção do Hospital Mackenzie, com a vontade de executar um trabalho voluntário.

“O Hospital me chamava muito a atenção, eu sempre orava pedindo cura, bem-estar aos pacientes e colaboradores. E sabia que logo daria certo de realizar algo que colaborasse com a instituição”, conta Ana.

A primeira ação do Ateliê Profícia Maria no Hospital aconteceu em dezembro de 2023, por ocasião do Natal, quando foram entregues caixas com pinturas artísticas e cartões confeccionados por alunos do ateliê, artistas e amigos convidados. Os cartões continham mensagens de incentivo e apoio às crianças da ala pediátrica. A equipe de enfermagem também recebeu 70 caixas artísticas com mensagens pelo relevante trabalho.

Em meio a esse trabalho, Ana Camargo conheceu a fisioterapeuta Emilly Souza, que atua na Pediatria do HUEM. A colaboradora lhe apresentou a coordenadora do voluntariado da instituição, Ivanyra do Rocio dos Santos. Foi quando, por ideia da gerente do Materno Infantil, Caroline Carsten, surgiu o convite para a realização da pintura.

“Pedi para que elas trouxessem mais cor, mais vida para alguma parede da pediatria, e assim deixar o ambiente mais alegre para as crianças e familiares”, lembra Caroline.

Processo criativo

Em janeiro, as artistas se reuniram para planejamento da execução da pintura no Hospital. O estudo de formas e cores foi decidido, fizeram um croqui e pintaram uma maquete em papel kraft.

No final de fevereiro, as artistas executaram a pintura nas paredes, com cores alegres, festivas e elementos para despertar a curiosidade das crianças, como uma capivara de bicicleta, um coelho num balão, uma gata brincando com uma borboleta, pássaros diversos, ovelhas e uma variedade de árvores e flores.

“O projeto ficou bom, mas o resultado na hora foi muito melhor. Com a inspiração de estarmos juntas no ambiente, isso potencializou nossa arte. As pessoas que passavam nos davam um retorno muito positivo. Estamos muitos felizes com o impacto que causou”, diz Ana.

A pequena Sofia Veloso, de 11 anos, adorou a novidade e quis tirar fotografia em frente a pintura. Ao ver a própria imagem no novo ambiente, ela disparou: “Parece que estou no espaço, muito legal”.

Arte e saúde

O coletivo planeja produzir um livro de colorir para ser distribuído às crianças do Hospital. A capa do livro será uma imagem da pintura feita nas paredes da ala pediátrica. Segundo o coordenador da residência médica da Pediatria, dr.Gilberto Pascolat, desenho e arte são muito importantes na comunicação com as crianças.

“Muitas vezes elas não conseguem expressar com palavras todos os seus sentimentos e, por meio do desenho, aparecem situações que nos ajudam a compreender o contexto em que vivem as crianças. Conseguem se aliviar das angústias que muitas vezes elas têm. E isso pode impactar de maneira positiva até nos tratamentos”, destaca.