Eventos

A Reforma Protestante e o seu impacto no século XXI

I Colóquio acontece no Instituto Presbiteriano Mackenzie

26.10.201816h18 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

A Reforma Protestante e o seu impacto no século XXI

Nos dias 30 e 31 de outubro, acontece no Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), campus Higienópolis, o I Colóquio sobre “A Reforma Protestante e o seu impacto no século XXI”, realizado pelo Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O objetivo do evento é resgatar valores da Reforma Protestante e, por meio de conferências, palestras e mesas-redondas, refletir seu legado para a sociedade atual. Na programação estão apresentações diversas, incluindo a do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, que levará aos convidados uma conversa sobre a influência da Reforma na educação.

Além disso, o reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, estará presente no dia 30 de outubro para realizar a conferência de abertura sobre “Os impactos da Reforma Protestante para a sociedade atual”.

O evento é resultado de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Pesquisa “Reforma Protestante: As contribuições do Protestantismo nos Campos da Ética, da Educação, da Economia e das Artes Visuais”, de autoria de docentes da UPM e financiado pelo Fundo Mackenzie de apoio à Pesquisa - MackPesquisa.

Curiosidades sobre a Reforma Protestante

Separamos três fatos sobre a Reforma Protestante para você conhecer um pouco mais sobre o tema. Para informações mais profundas, acesse o conteúdo do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Confira a seguir:

1. A Reforma não foi um movimento exclusivamente religioso

Embora se trate de um movimento predominantemente religioso, a Reforma teve importantes ligações com as realidades econômicas, políticas e sociais do século XVI.

2. A Reforma contribuiu para o pensamento moderno

Seu questionamento do autoritarismo religioso medieval, sua ênfase  à participação responsável dos fiéis na vida e na direção das igrejas, seu estilo participativo de liderança, sua valorização do trabalho e de toda e qualquer ocupação honesta contribuíram para o fortalecimento de noções como liberdade, democracia e solidariedade social. Os diferentes reformadores e seus seguidores deram importantes contribuições nas áreas da teologia, filosofia, política, sociologia e ética.

3. Foi um movimento restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original

Algumas de suas principais contribuições foram: o retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; o fato de que a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas sim o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.

Serviço
A Reforma Protestante e o seu impacto no século XXI

Data: 30 e 31 de outubro
Local:campus Higienópolis - 30 de outubro, auditório Escola Americana do Mackenzie; 31 de outubro, auditório João Calvino do Mackenzie
Programação completa: Confira aqui