Saúde e Bem-Estar

HUEM é referência em transplantes e captação para banco de multitecidos

Hospital trabalha com tecidos cardiovascular, ocular, músculo esquelético e pele

12.09.202217h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM é referência em transplantes e captação para banco de multitecidos

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), integra o campo de estágios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), e atua na gestão do Banco de Multitecidos Humanos, o único no Brasil, desde março de 2021. Responsável pela seleção de doadores e captação, processamento e armazenamento de tecidos humanos, a fim de disponibilizá-los para procedimentos cirúrgicos e científicos, o banco capta válvulas cardíacas, córneas, pele e, recentemente, iniciou também o processo para captar ossos e tecidos músculo esqueléticos na própria instituição. 

De acordo com o diretor do Banco de Multitecidos Humanos do HUEM, Dr. Leon Grupenmacher, realizar a captação no próprio Hospital garante melhor processamento dos materiais coletados e melhores resultados nos transplantes. 

Além disso, o HUEM também foi responsável por 33 transplantes de fígados, dos 151 feitos na cidade de Curitiba (PR) em 2021, o número representa 22% do total. Em relação aos transplantes realizados no estado do Paraná, o HUEM ficou em terceiro lugar. Em breve uma nova área, com 14 leitos exclusivos para transplante e equipamentos de ponta será inaugurada no hospital. 

Processo seletivo aberto 

Quer fazer parte dessa história? A FEMPAR está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Medicina de 2023. Ao todo são 120 vagas, 60 delas para o primeiro semestre e as outras 60 para o segundo semestre.  

As inscrições vão até o dia 27 de setembro, neste link. A prova, marcada para 05 de novembro, acontece em fase única. Para mais informações, clique aqui.