No início escolhi a Universidade Técnica de Graz por ser referência na área de segurança de informação e por estar situada em um país com uma história rica, e além disso, por ter uma oportunidade de praticar meu inglês e aprender o alemão. Para conseguir o visto para seis meses tive que ir para a embaixada austríaca, situada em Brasília.
Graz é uma cidade com uma história extremamente rica e com várias construções únicas, há muito a se explorar na cidade e nas regiões mais distantes do centro. Além disso, Graz é uma cidade segura e com muitos estudantes austríacos e internacionais, proporcionando assim uma experiência cultural enriquecedora. O principal transporte público da cidade é um bonde elétrico que é bem eficiente e rápido, além disso a malha ferroviária austríaca nos proporciona viagens rápidas para diversas cidades austríacas e de outros países.
A universidade é composta por três campi, com diversas bibliotecas, salas de estudos, refeitórios e entre outras facilidades. A Universidade Técnica de Graz é uma universidade com uma história rica, sendo a primeira universidade técnica da Áustria e com o seu campus mais antigo datando de 1888. As aulas são bem estruturadas com conteúdos atuais e os professores são bem atenciosos com os alunos internacionais.
Estou a cerca de um mês em Graz e minha experiência até este momento está sendo incrível, estou aprendendo muito com as aulas de faculdade, as quais abordam temas novos com diferentes perspectivas, estou entendendo mais sobre a cultura austríaca, aprendendo a língua alemã e estou conseguindo praticar meu inglês. Ao retornar para o Brasil, tenho certeza que voltarei com uma bagagem de conhecimento que irá me ajudar tanto na minha vida profissional quanto na vida acadêmica.