2019 - Julia Galbiati Garcia - Direito


A intenção de realizar um intercâmbio veio com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento na língua inglesa. Contudo, ao concluir a mobilidade acadêmica cheguei à conclusão que o aprendizado foi muito além do que fluência no inglês: O conhecimento adquirido em uma universidade no exterior e a vivência em outro país definitivamente acrescentaram muito na minha vida.

Inicialmente quando me inscrevi no processo de mobilidade acadêmica, acreditava que se tratava de uma universidade em Pittsburgh na Philadelfia, mas ao receber a carta de aceitação da Pittsburg State University, percebi que na verdade se tratava de Pittsburg no Kansas. A principio fiquei receosa e com expectativas baixas. Contudo, ao me deparar com a qualidade e estrutura da universidade, fiquei relativamente contente em ter ido para o Kansas e não para a Philadelfia.

O processo de mobilidade e posteriormente a aceitação da universidade e do visto não chegaram a ser problemas ou dificuldades. No entanto, a obtenção dos documentos necessários para cada uma dessas etapas foi ao mínimo minucioso da minha parte, tendo em vista que este era meu último semestre para tentar a oportunidade de intercâmbio pelo Mackenzie.

O contato com a Pittsburg State University após a aceitação foi maravilhoso, sempre muito atenciosos e rápidos ao responderem qualquer informação que eu solicitava. O office que lidava com os estudantes internacionais foi exemplar oferecendo serviço de transporte para universidade que buscava os alunos intercambistas no aeroporto próximo, e organizou uma semana de orientação com todos os alunos intercambistas, ajudando no processo de enrollment e também apresentando a universidades, seus espaços e oportunidades.

Finalizada a mobilidade acadêmica vejo que sem dúvidas foi uma experiência que acrescentou muito no meu aprendizado acadêmico, tendo em vista que a maioria das matérias que cursei na instituição foi do curso de Ciência Política, o que me permitiu uma análise muito diferente de certas temáticas. Por fim, concluo que mesmo não podendo aproveitar matérias em razão do meu curso no Mackenzie ser Direito e não compatível com o sistema dos Estados Unidos, a oportunidade foi sem dúvidas muito boa.

Compartilhe nas Redes Sociais