2018 - Vitoria de Oliveira da Silva Neto - Direito


Me chamo Vitoria de Oliveira da Silva Neto e sou aluna do curso de Direito do Campus Higienópolis. Desde o primeiro ano da faculdade quis realizar um intercâmbio por meio do programa Fluxo Continuo e tendo em vista meu desejo por um país de língua inglesa, escolhi a Pittsburg State University no Kansas/EUA.

Eu imaginava que minha vida nos Estados Unidos seria no mínimo um tanto diferente comparada à minha vida no Brasil por estar numa cidade diferente e muito menor, morar sem minha mãe e usar minha segunda língua constantemente, porém após algumas semanas posso dizer que estou segura de que esta foi uma ótima escolha.

Acredito que o grande responsável por minha adaptação nos EUA foi o International Office da PittState, pois eles estão sempre dispostos a dar o suporte necessário para seus alunos internacionais. A comecar pela carona fornecida do aeroporto na cidade vizinha até aqui. Fui recepcionada por alunos enviados pela faculdade e que me deixaram em meu apartamento.

Durante a semana que antecedeu as aulas nós alunos internacionais tivemos a chamada “Orientation Week”, e fomos levados ao centro médico para um exame, ao banco para abrirmos nossas contas, diversas palestras sobre a faculdade com dicas e conselhos pra vida nos EUA, tour pelo campus, atividades interrativas, refeições típicas fornecidas e até mesmo caronas para o supermercado. Essa programação é estabelecida e realizada pelo Internacional Office.

O campus da PittState é um charme à parte. Muito bonito e sempre impecável, nele estão localizados diversos prédios acadêmicos, uma praça de alimentacão, estádio de futebol Americano, biblioteca, academia, quadras, entre outras utilidades. Inclusive, alguns prédios daqui me lembram o campus Higienópolis por conta de seus prédios com lindos tijolinhos aparentes.

Entretanto, apesar de todos esses pontos positivos acho que o que mais me surpeendeu foi o fato de a cidade estar preparada para receber alunos internacionais. Além do Internacional Office já mencionado, alguns alunos e famílias americanas fazem parte de programas de suporte ao aluno internacional. O PittPal é um programa que te dá um amigo americano, enquanto a Family Friend é um programa onde o aluno internacional ganha uma família americana como amiga. Ambos os programas são ótimos para adaptação nesse novo país.

Quanto às aulas, percebi que o modelo acadêmico americano é diferente e demanda mais leituras e estudos diários do que o brasileiro, porém por conta da grande integral tenho janelas entre as aulas o que é otimo para aproveitar meu tempo de maneira construtiva na biblioteca da instituição.

Por fim, tendo em vista todos os pontos expostos, com certeza posso dizer que vir à PittState foi uma das melhores decisões que já tomei na vida.

Compartilhe nas Redes Sociais