2023 - Maria Eduarda Ferreira Lima - Arquitetura e Urbanismo


Meu nome é Maria Eduarda e estou atualmente estudando Arquitetura e Urbanismo na University of Hasselt (Uhasselt) na Bélgica desde Setembro de 2023 e ficarei até Julho de 2024. O inicio da minha experiência foi saindo do Brasil muito triste e nervosa de estar deixando tudo para trás por 1 ano, mas sem dúvidas foi a minha melhor escolha.

Acredito que meus sentimentos eram iguais aos que as pessoas sentem ao se colocarem em uma situação de novidade, medo de não me adaptar, não fazer amigos e sentir muita falta do meu país. Apesar do último nunca de fato passar, a Uhasselt me proporcionou o conforto para minha adaptação. A primeira semana antes das aulas começarem, a Uhasselt realiza diversas atividades apenas com alunos internacionais para integrar as diversas nacionalidades. Essas atividades foram perfeitas para todos se conhecerem e, no final de uma semana, eu já estava saindo com vários amigos de todo ao redor do mundo.

Além disso, em Hasselt a ESN, grupo estudantil, é muito forte e realiza diversos eventos durante o semestre, o que nos ajuda a cada vez mais nos intregar e nos tornarmos amigos. A cidade também, por ser a segunda menor da Bélgica, faz com que todos morem perto e acabem se encontrando na cidade mesmo sem querer, o que para mim tendo sempre morado em São Paulo, foi uma experiência interessante. Outro ponto muito diferente da minha vida no Brasil é a locomoção, aqui todos andam de bike e ter a minha própria bicicleta ajudou muito durante a minha estadia aqui.

Obviamente tive minhas dificuldades aqui também, mas a faculdade sempre nos deu muito suporte. Os professores são muito atenciosos com os intercambistas e as aulas são sensacionais. Apesar de sentir muita falta do Brasil, principalmente da comida, vir para Hasselt foi a melhor decisão que já tomei e fico muito feliz de poder ter tido essa experiência pelos últimos 4 meses e ainda poder ter até Julho para aproveitá-la.

Compartilhe nas Redes Sociais