Universidade

Universidade promove I Simpósio de Direito da Medicina

Professores mackenzistas e de outras instituições importantes participarão dos debates

04.08.202217h38 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade promove I Simpósio de Direito da Medicina

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, promoverá o I Simpósio de Direito da Medicina: os direitos dos pacientes no Brasil. O evento será gratuito, aberto ao público e acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto.

Professores mackenzistas e de outras importantes instituições participarão da conferência, direcionada a profissionais e estudantes das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, sobretudo Direito, e das Ciências da Saúde, especialmente Medicina, Enfermagem e Bioética. O objetivo é debater a regulamentação dos direitos dos pacientes no Brasil, uma vez que ainda não há leis que delimitem concretamente tais prerrogativas.

Para Flávia Siqueira Cambraia, docente de Direito Penal da UPM, o evento é uma maneira de provocar reflexões a respeito do tema, contribuindo para mitigar as incertezas que afetam negativamente a relação médico-paciente. “O principal objetivo é debater sobre as diferentes propostas de regulamentação dos direitos dos pacientes, considerando os projetos de lei já existentes e a possibilidade de propor um novo projeto a partir das pesquisas realizadas e das contribuições dos participantes”, pontua a professora.

Além dos debates, haverá apresentação dos trabalhos enviados por acadêmicos e profissionais.

O Simpósio oferecerá certificado aos participantes, além de horas complementares aos alunos. Para fazer a inscrição, basta clicar aqui.

Confira a agenda
Dia 15.08:
19h30
- Aula magna: Respeito à autonomia dos pacientes - Dr. Henderson Fürst, Presidente da Comissão de Bioética da OAB.

Dia 16.08:
08h20
- A necessidade de edição de uma lei dos direitos dos pacientes no Brasil - Dra. Aline Albuquerque, UnB; Dr. Cláudio Franzolin, PUC Campina; Me. Igor Mascarenhas, UFPB;
09h40 - Autonomia, consentimento e recusa de tratamentos - Dr. Gustavo Ribeiro, UFLA; Dr. Vitor Almeida, PUC Rio; Dr. Venâncio Pereira Dantas Filho, HC Unicamp;
14h30 – Apresentação dos trabalhos de acadêmicos e profissionais;
19h30 - Os direitos dos pacientes e o Direito Penal - Dr. Alexis Couto de Brito, Mackenzie SP; Dr. Fernando Rister, Mackenzie SP; Dra. Maria Auxiliadora Minahim, UFBA; Dra. Orly Kibrit, Mackenzie SP.

Dia 17/08:
9h
- Violências obstétricas - Dra. Simone Diniz, FSP-USP; Dra. Flávia Siqueira, Mackenzie Campinas; Me. Ana Clara Brasileiro, UFMG, Fernanda Pereira, UFMG;
14h30 – Apresentação dos trabalhos de acadêmicos e profissionais;
19h30 - Os direitos dos pacientes em fim de vida - Dra. Cristina Terzi, HC Unicamp; Dra. Luciana Dadalto, Newton Paixa-MG; Livia Callegari, USP.

Serviço
I Simpósio de Direito da Medicina: os direitos dos pacientes no Brasil
Data:
 dias 15, 16 e 17 de agosto
Inscrições: Clique aqui
Edital: Clique aqui
Trabalhos aprovados: Clique aqui
Local: Auditório Edward Lane, Av. Brasil, 1.220, Jd. Guanabara - Campinas-SP

IMPORTANTE: Após efetuar a inscrição, confira o seu nome no ingresso, pois ele será utilizado para confecção do seu certificado de participação. Em caso de equívoco, exclua o seu ingresso e faça uma nova inscrição. Os certificados serão emitidos automaticamente pelo Sympla, não sendo possível qualquer alteração posterior.