Eventos

Seminário INOVAMACK capacitará profissionais e pesquisadores em empreendedorismo e inovação

Evento on-line será oportunidade para troca de experiências e atualização

19.04.202112h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Seminário INOVAMACK capacitará profissionais e pesquisadores em empreendedorismo e inovação

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Inovações e Tecnologias (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), realizará, no dia 30 de abril, o Seminário INOVAMACK de Inovação e Empreendedorismo. O encontro é gratuito e será realizado a partir de 13h45, com uma série de palestras com temas que giram em torno da inovação. A transmissão ocorrerá pelo canal do INOVAMACK no YouTube, clique aqui para acessar. Para quem desejar obter certificado de participação, será preciso solicitar aqui.

O objetivo do encontro é capacitar professores, pesquisadores de pós-graduação e profissionais do Mackenzie para movimentos e propostas empreendedoras. A ideia é proporcionar um espaço para discussão de ideias e troca de experiências que promovam uma maior busca pela inovação. Pela relevância do tema, a transmissão será aberta e gratuita para que todos os profissionais interessados possam acompanhar, mesmo o que não são mackenzistas. 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da CIT, professor Eduardo Ariente, a retomada econômica, após a pandemia de covid-19, está atrelada ao conhecimento, o que torna a realização deste evento ainda mais relevante. “Existe razoável consenso de que os países estão numa corrida para o progresso científico e tecnológico e o Brasil não pode ficar para trás. Inovação é fundamental para podermos retornarmos mais rapidamente às nossas rotinas”, afirma ele. 

Já a professora da Faculdade de Direito (FDir) e coordenadora da CIT, Juliana Abrusio, aponta o importante impacto deste espaço de discussão para a produção científica no país. “O investimento na área da inovação traz benefícios internos para o incentivo e crescimento da pesquisa aplicada, e também contribui para melhorias do próprio homem na sociedade e desenvolvimento econômico do país”, indica.  

O Seminário terá quatro palestras, com os temas: Empreendedorismo Universitário, Participação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em startups, Transferência de conhecimento acadêmico e Instrumentos de apoio à inovação e financiamento de pesquisas. Todos os palestrantes desenvolvem pesquisas ou trabalhos aplicados relacionados à inovação. “São palestrantes de grande vivência em transferência de tecnologia acadêmica, empreendedorismo universitário, criação de startups acadêmicas e financiamento de pesquisas”, explica Ariente.

É importante ressaltar que o seminário faz parte do INOVAMACK, ecossistema da UPM para desenvolvimento do empreendedorismo e propostas inovadoras, um ambiente acadêmico para ampliação das pesquisas e troca de conhecimentos tecnológicos. “Inovação é um processo que demanda a junção de vários saberes, tanto dos cientistas de diversas áreas, quanto de administradores, engenheiros de produção e advogados na parte regulatória”, afirma o professor.   

“Nosso papel é atuar para maximizar o potencial da pesquisa aplicada na UPM, seja na abertura de novas empresas, criação de novas tecnologias, patentes e programas de computadores. Oferecemos estrutura de apoio para receber e gerir patentes (NIT), Incubadoras de Empresas, tanto no campus de São Paulo quanto no de Campinas. Em breve, teremos um espaço de coworking, que deverá ser inaugurado no campus de Higienópolis”, finaliza o coordenador do NIT. 

Serviço
Seminário INOVAMACK de Inovação e Empreendedorismo
Data
: 30 de abril de 2021
Hora: a partir das 13h45
Transmissãopelo canal do INOVAMACK no YouTube
Certificado: Inscreva-se aqui

Programação
13h45 - Abertura

Felipe Chiarello - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM  
Juliana Abrusio – Coordenadora de Inovação e Tecnologias da UPM  
Eduardo Ariente – Coordenador do NIT da UPM

14h - 15h - Empreendedorismo Universitário
Moderador: José Ricardo Baptista – Coordenador Incubadora São Paulo  
Palestrante: Marcelo Speziali - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Palestrante: Edelvicio Souza Junior – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)

15h - 15h45 - Participação de ICTs em startups  
Moderador: Luciano de Assis - Coordenador Incubadora Campinas
Palestrante: Rangel Arthur – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

15h45 - 16h45 - Transferência de conhecimento acadêmico
Moderador: Renata Mendes de Araújo – Faculdade de Computação e Informática da UPM
Palestrante: Juliana Crepaldi - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palestrante: Anapatricia Vilha – Universidade Federal do ABC (UFABC)

16h45 - 18h - Instrumentos de apoio à inovação e financiamento de pesquisas
Moderador: Ivo Eduardo Pons – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM
Palestrante: Gesil Amarante II - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Palestrante: Carlos Eduardo Pereira - Embrapii