Semana de Leitura estimula o interesse pela Literatura

Evento terá troca de livros, encontro com autores, oficinas, contação de histórias, bate-papo com ilustradores e muito mais

18.04.202209h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Semana de Leitura estimula o interesse pela Literatura

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), desde o começo da caminhada de seus alunos, se preocupa em estimular as mais diversas habilidades em seus estudantes. A Semana de Leitura, realizada pela unidade São Paulo, é uma dessas oportunidades em que a instituição busca oferecer aos alunos o incentivo para o desenvolvimento do interesse pela Literatura. O evento será realizado entre 25 e 29 de abril e terá como tema o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

O objetivo da semana é estimular o interesse pela leitura, buscando a formação do público leitor. A ideia é que os alunos entendam que a literatura pode ser um meio para transformar a sociedade. 

“Fazemos parte de um mundo globalizado, em que os meios tecnológicos avançam a cada dia. O acompanhamento dessa mudança não pode ficar apenas em aulas específicas, mas em todo o ensino. A leitura é a habilidade que proporciona a autonomia dos estudantes, com o aluno adquirindo uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. A Semana da Leitura proporciona tais aspectos”, explica a bibliotecária do CPM São Paulo, Giselle Machado. 

Ao longo da Semana, serão realizadas troca de livros, encontro com autores, oficinas, contação de histórias, bate-papo com ilustradores e outras ações. Como parte das atividades, alguns artistas que estiveram fortemente ligados à Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Modernismo Brasileiro, serão homenageados. Uma programação especial foi montada para que todos possam curtir bastante esse momento e conheçam um pouco mais sobre o universo literário brasileiro.

“Como um evento comemorado este ano, o Centenário da Semana da Arte Moderna, algo tão marcante e importante para a cidade de São Paulo e para o Brasil, o qual promoveu a escrita, arte, pintura e música, a Biblioteca pretende fazer parte desse processo cultural”, aponta Giselle Machado. 

Entre os destaques, estão as conversas com a escritora Cláudia Maria, autora de O tesouro do balacobaco, com o escritor Canato, de HOKUSAI: Dom das Artes, e uma palestra com o roteirista de HQ, Felipe. 

Confira abaixo a programação da Semana da Leitura e estimule sua criança a participar! 

Serviço
Semana de Leitura do Colégio Presbiteriana Mackenzie SP
Data:
25 a 29 de abril 
Programação:
25/04 - Oficina Art Atack (1º Anos); 
25/04 - Marcinha conta, Os irmãos Tip Top (Ed. Infantil); 
26/04 - Troca de livros (Educação infantil e Fundamental 1) ; 
26/04 - Conversa com o Ilustrador Silvino, do paradidático CONTO DE ESCOLA (Fundamental 2 - 9º ano)
26/04 - Oficina de marcador de página (Fundamental 2); 
27/04 - Troca de livros (Fundamental 2);
27/04 -Projeto de educação literária:  painel de lambe lambe, com as Professoras Margareth e Fernanda. (7ª ano - Fundamental 2); 
27/04 - Contação de história, com SAMUCA (2º ano - Fundamental 1) parceria: Ed. Melhoramentos
28/04 - Troca de livros (Ensino Médio); 
28/04 - Contação de história "As Malas Portam" para 3º ano – Fundamental 1) parceria: Ed. Cia das Letras  
28/04 - Encontro com autor CANATO, do paradidático HOKUSAI: Dom das Artes (Fundamental 2 - 6º Ano); 
29/04 - Bate papo com autora Cláudia Maria, do paradidático O tesouro do balacobaco  (fundamental 1 - 4º Ano);
02/05 - Palestra sobre o Universo da HQ, com o autor e roteirista Felipe Folgosi (Ensino Médio - 1º Ano).