Mundo

Reitor do Mackenzie participa de evento em Salamanca

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia contará com mais de 600 reitores e representantes acadêmicos de todo o mundo

16.05.201818h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Reitor do Mackenzie participa de evento em Salamanca

Coincidindo com a celebração do oitavo centenário da Universidade de Salamanca e sob o slogan "Universidade, Sociedade e Futuro", o IV Encontro Internacional da Universia converterá Salamanca na capital mundial do ensino superior nos próximos dias 21 e 22 de maio.

O evento contará com mais de 600 reitores e representantes acadêmicos de todo o mundo, sendo cerca de 100 brasileiros, além de personalidades da política, negócios e instituições nacionais e internacionais. O reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Benedito Guimarães Aguiar Neto, pretende com sua presença no evento reforçar e ampliar as parcerias internacionais.

“As minhas expectativas são as melhores com relação às oportunidades de novas frentes de cooperação acadêmica e científica e, também, pelo alto nível dos debates de interesse acadêmico, em especial relacionados à mobilidade acadêmica internacional, empreendedorismo, inovação, formação de professores, de trabalhos conjuntos de pesquisas e trocas de experiências diversas, que irão contribuir para realimentar o nosso projeto de universidade”, diz. 

Temáticas relevantes 

Para proporcionar discussões nos temas mais urgentes da gestão universitária, o IV Encontro Internacional de Reitores Universia possui, entre seus eixos temáticos, a questão do desafio da formação e do aprendizado em um mundo digital, uma realidade que tem promovido uma mudança cultural nas instituições de ensino superior.

Além de vivenciarem transformações na maneira como transmitem conhecimento, as instituições de ensino superior do mundo todo também têm se questionado sobre a forma como produzem conhecimento. Por isso, uma das perguntas que o IV Encontro pretende responder é “Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?”.

O evento também possibilitará a visita à instituição parceira do Mackenzie, que vem se consolidando após assinatura de convênio de cooperação que prevê a dupla titulação de doutorado em todos os programas das duas universidades, e que conta com um protocolo de intenções elaborado para programas específicos como Direito; Letras; Educação, Arte e História da Cultura; Estudo do Desenvolvimento.

Depois do evento na Espanha, Benedito Aguiar seguirá para Portugal para visitar o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, para discussão de novas parcerias entre as instituições na área de Gestão/Administração.  Já na Universidade do Minho retribuirá visita ao reitor da instituição e discutirá o novo projeto aprovado pelo Grupo Tordesilhas, de colegiado doutoral, que envolve o Mackenzie – como líder do projeto – e as Universidades do Minho e de Salamanca. Além disso discutirá novos convênios nas áreas de Engenharia dos Materiais e a dupla titulação no programa de Distúrbio do Desenvolvimento.