Chancelaria

Novo Chanceler toma posse no Mackenzie

Durante a cerimônia, reverendo Robinson Grangeiro afirmou que terá atenção especial no pastorado da comunidade mackenzista

14.01.202019h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novo Chanceler toma posse no Mackenzie

Na noite desta segunda-feira, 13 de janeiro, o reverendo Robinson Grangeiro tomou posse e assumiu a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório da Escola Americana, no campus Higienópolis. No ano em que a instituição completa 150 anos, o novo chanceler afirmou que terá como grande missão cumprir um mandato de pastoreado da comunidade mackenzista, além de dar uma maior atenção às crianças e ao Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM).

“Iremos falar a verdade em amor, continuaremos sendo esta instituição que não impõe a sua fé, não impõe suas convicções, mas convida a comunidade a conhecê-las, como uma atitude de amor e acolhimento”, disse o novo chanceler, que ainda afirmou que o seu ministério se dará em meio a “um mundo cada vez mais plural e diverso, que apresenta demandas diferentes para o evangelho, que é eterno, mas precisa ser aplicado a cada contexto”. 

Em seu discurso de posse, ele assumiu o compromisso de servir às crianças do Mackenzie. “Foi por elas que surgimos e é para elas que nos atentaremos”. O reverendo ainda afirmou que terá a responsabilidade de zelar pela confessionalidade do Mackenzie.  “A Chancelaria não pode abrir mão de ser o coração desta instituição, que bate no mesmo ritmo do próprio Deus”, disse Grangeiro. 

Pastor presbiteriano há 32 anos, o reverendo Robinson Grangeiro é ministro titular da Igreja Presbiteriana de Tambaú, em João Pessoa, Paraíba. É doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e também em Ministério, em programa conjunto do Seminário Teológico Reformado e do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Ele é mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de ser graduado em Psicologia pela mesma universidade e em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte e pela UPM. Grangeiro tem 54 anos, é casado e pai de três filhos.

O chanceler do Mackenzie é o principal responsável pela defesa, conservação e divulgação da confessionalidade cristã, a base de todo ensino da instituição. “Ele foi indicado para verificar se os ensinamentos, se as pesquisas produzidas, se todo material didático da vida acadêmica estão em conformidade com aquilo que quer e o que pensa a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)”, disse o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos. 

Solenidade

O presidente do Supremo Concílio da IPB, Rev. Roberto Brasileiro, foi o responsável pela mensagem devocional da cerimônia e ressaltou a importância de Robinson Grangeiro atuar como pastor e estar presente na vida dos estudantes do Mackenzie, já que a segunda maior causa de morte entre os jovens, é o suicídio. “Você foi chamado para reerguer vidas entre os jovens, que você possa honrar este propósito”, disse. 

Já o presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hesio Cesar de Souza Maciel, explicou as principais razões para a escolha do rev. Robinson Grangeiro como novo chanceler. “Ele demonstrou em sua vida e em seu caráter que tem amor em lidar com pessoas. É um compromisso em estar próximo a elas e levar a mensagem cristã, sem proselitismo, mas que se expressa em amor”, declarou.  

“O principal desafio dele é manter relação saudável com o corpo docente e discente da Instituição, de maneira que nossa confessionalidade fique devidamente explicitada, sem qualquer proselitismo”, acrescentou o reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Também estiveram presentes o vice-reitor da UPM, Marco Túllio de Castro Vasconcelos e o chanceler interino, professor Marcel Mendes, que compuseram a mesa de honra da cerimônia. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis, militares, eclesiásticas, além de dirigentes do Mackenzie e da Igreja Presbiteriana do Brasil.