Cultura

Natal, um grito de paz! - Cantata volta a ser realizada com público, em Campinas

Após ser feita on-line em 2020, por conta da pandemia, evento volta a receber público para ato natalino

30.11.202118h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Natal, um grito de paz! - Cantata volta a ser realizada com público, em Campinas

Natal é tempo de proclamação, momento em que relembramos o nascimento de Jesus Cristo, salvador da humanidade. Por isso, também é um tempo de gratidão, sentimento que reinou na noite desta segunda-feira, 30 de novembro, nas Escadarias do Seminário Presbiteriano do Sul, durante a realização da 9ª edição da cantata Natal, um grito de paz!, evento realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Campinas.

“O principal motivo de estarmos juntos, abrirmos as portas e celebrarmos com nosso povo aqui em Campinas, com aqueles que trabalham conosco, é a gratidão ao Senhor por mais um ano que tivemos, por essa pandemia que está sendo vencida e celebrando a vida na presença do nosso Senhor Jesus”, afirmou o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura. 

Para o reitor da UPM, a realização da cantata é mais uma forma de entrosar, ainda mais, a Universidade e a sociedade. “Esse evento aproxima a Universidade do contexto onde ela vive. Então é muito importante que a gente faça isso não só com os alunos, não só com projetos em pesquisa com empresa, coisas que a gente faz usualmente, mas também com essa perspectiva da arte e da cultura”, disse o reitor. 

O público presente chegou cedo para conferir as mais de 80 vozes que entoaram tradicionais cânticos natalinos como 'Haja paz na terra', 'Ó vinde fiéis', 'O Natal chegou' e 'Noite de Paz', músicas que deixaram evidente a verdadeira mensagem natalina: o nascimento de Jesus Cristo, a real fonte de paz para a humanidade. Toda canção foi acompanhada de uma breve reflexão sobre o Natal, feita pelo capelão do campus Campinas da UPM, reverendo Alexandre Antunes Pereira Santos.

A Cantata já é um evento tradicional na cidade e faz parte do calendário de atividades dessa época, sendo sempre a abertura do Natal campineiro. Por isso, a volta de sua realização com público de maneira presencial foi motivo de comemoração. 

“É uma satisfação muito grande podermos retornar a este evento tão significativo para o campus de Campinas, mas também para a sociedade campineira. As pessoas realmente estavam ansiosas pela Cantata e isso é um motivo de muita alegria e satisfação poder compartilhar esse momento inesquecível com a cidade”, celebrou o diretor do campus Campinas, Anaor Donizetti Carneiro da Silva.

Em 2020, por conta da pandemia de covid-19, a Cantata foi realizada de forma on-line e com público apenas no formato virtual. Por isso, o coordenador da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, maestro Parcival Módolo, celebrou o retorno do público. “É muito bacana a gente poder estar de volta. Tudo isso é muito bonito, essa alegria, e repartir com as pessoas, é uma experiência sempre muito boa. Essa apresentação passa uma energia bonita e um calor humano muito grande”, disse ele.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também esteve na Cantata e evidenciou sua gratidão pela superação de um ano tão desafiador. “O ano de 2021 foi muito difícil, pois quase todo mundo perdeu alguma coisa, a única coisa que não perdemos foi a fé em Deus. Por isso a Cantata é tão simbólica, pois nesse Natal precisamos agradecer a Deus por termos chegado até aqui”, disse. O prefeito foi acompanhado da secretária de Cultura e Turismo Municipal, Alexandra Caprioli.

O evento contou com transmissão ao vivo pelo YouTube e pode ser conferido na íntegra aqui.

Corais representados na Cantata:

Coral Universitário Mackenzie, Sao Paulo
Coral Kay F. Brown, Igreja Presbiteriana Jardim Guanabara, Campinas
Coral Rev. Joss días de Araujo, Igreja Presbiteriana de Americana
Coral Louvores de Sião, Assembléia de Deus de Campinas
Coral Zacarias de Miranda, Igreja presbiteriana de Campinas
Coral da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo, Santa barbara D'Oeste
Coral da Igreja Presbiteriana Ebenézer, Campinas
Coral da Igreja Batista Central de Campinas