Faculdades

Mackenzie Brasília abre Pós-Graduação focada na atuação de advogados nas Cortes Superiores

Curso é em formato modular e focará na interpretação do Código de Processo Civil/2015 a partir da jurisprudência e dos precedentes judiciais formados pelas Cortes Superiores

10.03.202209h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília abre Pós-Graduação focada na atuação de advogados nas Cortes Superiores

A atuação dos advogados em Cortes Superiores é o objeto central do novo curso de especialização modular da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). Elaborado para atender às novas rotinas profissionais e aos cotidianos reformados pela pandemia de covid-19, a Pós-Graduação Processo nas Cortes Superiores poderá ser cursada por componentes curriculares certificados separadamente ou agrupados em extensões acadêmicas, antes da conclusão.

As aulas abordarão amplamente, e com profundidade, o sistema recursal cível no âmbito dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, além das ações originárias que tramitam nos Tribunais e o Sistema Brasileiro de Precedentes, proporcionando ampla formação para atuação na área processual específica. Serão, ao todo, para a Pós-Graduação, no mínimo 18 meses de aula, em 432 horas, com aulas obrigatórias para o curso marcadas para segundas e quartas, das 19 às 22h30, em formato presencial ou síncrono, com transmissão à distância em tempo real.

O corpo docente do curso é formado, essencialmente, por mestres e doutores em Direito com experiência acadêmica e integralmente composto por profissionais com efetiva experiência em suas áreas de atuação e correlatas aos temas do curso, entre os quais Magistrados, Advogados Públicos e Privados e Assessores de Ministros das Cortes Superiores.

Em todos os módulos, o curso também prevê a realização de atividades de conteúdo prático, por meio de seminários participativos, oficinas temáticas, análise de casos concretos, entre outras, com o objetivo de proporcionar a experimentação do conteúdo teórico em simulações de atividades profissionais.

A grande novidade é a possibilidade de cursar os componentes curriculares de forma independente, com direito ao certificado para cada um deles, ou agrupá-los em extensões acadêmicas, também com direito a certificação. Por qualquer caminho o estudante poderá concluir as disciplinas obrigatórias, somadas a outras ou não, para terminar a Pós-Graduação. Ou seja, haverá um “menu” com várias matérias disponíveis para que o próprio aluno escolha o que estudar e de que forma se organizar.

“A ideia é justamente atender a uma nova demanda do mercado, mantendo excelência com a qual o Mackenzie está comprometido há mais de 150 anos. Optamos por modular o curso porque sabemos que os advogados e demais interessados em cursá-lo têm urgências acadêmicas específicas, estão com menos tempo nas agendas, com novas rotinas e precisam de qualidade de vida. Além disso, também entendemos que há uma demanda por cursos de extensão com disciplinas pré-selecionadas, mas que podemos estabelecer um planejamento pedagógico estratégico para que essas pessoas possam, eventualmente, concluir toda a especialização em outro momento”, explicou o professor Fabiano Tesolin, coordenador do curso de Pós-Graduação em Processos nas Cortes Superiores da FPMB.