HUEM celebra 64 anos de dedicação à saúde

Culto de ação de graças com presença de membros da Direx marcou a importante data

06.09.202310h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

HUEM celebra 64 anos de dedicação à saúde

Na terça-feira, 05 de setembro, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) comemorou com gratidão e devoção seus 64 anos de serviço à população paranaense. A instituição, sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), desde 2019, tem sido um farol de cuidado e esperança, atingindo a marca notável de quase 2 milhões de atendimentos realizados no ano de 2022.

Para celebrar essa jornada, um emocionante culto de ação de graças foi realizado na capela do Hospital, reunindo membros da Diretoria Executiva (Direx) do IPM e a equipe do HUEM. O diretor financeiro do IPM, Denys Rosa, e o Diretor de Saúde e Faculdades, Luiz Roberto Rocha, estiveram presentes para prestigiar o evento e transmitir uma mensagem de apreço.

“Em nome do IPM, abraçamos todas as pessoas que aqui trabalham. Desde o segurança, as pessoas que atuam na cozinha, pessoas suturando, enquanto outro servo de Deus está operando e outros estão ajoelhados orando por alguém que precisa. Uma comunidade que se move 365 dias por ano para cuidar de vidas”, salientou Luiz Roberto. E completou: “A Direx veio celebrar com vocês, é uma benção para o Mackenzie compartilhar esse momento especial”.

Cerimônia

O diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen, também enfatizou o papel vital de cada colaborador na rotina hospitalar e agradeceu a dedicação incansável da equipe. “Nós como instituição só temos a agradecer a vocês. Esse culto é para louvarmos a Deus pela vida de cada um de vocês, que no dia a dia estão aqui, cuidando dos pacientes e levando conforto aos familiares”, destacou.

A abertura do culto foi feita pelo capelão do HUEM, Francisco Creti Neto, o reverendo Frank, enquanto a pregação ficou a cargo do reverendo Juarez Marcondes Filho, que destacou a importância das casas de saúde, especialmente quando a necessidade e a doença surgem.

“Esse Hospital se diferencia de outros porque está centrado na fé do Senhor Jesus. O Mackenzie assumiu em obediência à voz de Deus, para cuidar, para fazer o melhor e mudar a saúde de toda a região”, ressaltou.

A cerimônia contou com a presença de ilustres convidados, como o presidente do Sínodo de Curitiba, presbítero Emannuel de Oliveira; e o presidente da Cohab Curitiba, José Lupion Neto, que representou o prefeito Rafael Greca. Também compareceu a diretora da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), dra. Carmen Ribas, além de grande participação de colaboradores do Hospital.

O Coral do Hospital Mackenzie emocionou os presentes com uma bela apresentação, entoando hinos e louvores em gratidão ao Senhor.

Transformação e crescimento

Quando o IPM assumiu a gestão do HUEM em janeiro de 2019, a infraestrutura do Hospital estava com leitos desativados e com falta de insumos básicos para o funcionamento adequado. No entanto, desde então, uma impressionante transformação aconteceu, começando pela revitalização da fachada.

Entre as melhorias implementadas, destacam-se a criação de novos ambulatórios, a construção de uma ala pediátrica de ponta, a inauguração de um novo Pronto-Socorro, a criação de uma Unidade de Atendimento a Convênios, uma moderna UTI Cirúrgica, um Centro de Oncologia, uma Unidade da Mulher, um Ambulatório Pediátrico renovado, um Banco de Multitecidos Humanos e uma nova Central de Esterilização.

Foi inaugurada uma nova ala especializada em tratamento de queimados, área na qual o HUEM se destaca como referência. Além disso, foram implantadas uma nova Unidade de Oftalmologia e uma Unidade de Dermatologia e Cosmiatria, ambas equipadas com tecnologia de última geração para atender de maneira eficaz à população.

Compromisso e excelência

Hoje, o HUEM dispõe de 483 leitos, dos quais 428 são dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atende 91% dos pacientes da instituição. A estrutura inclui uma UTI Adulto com 50 leitos, UTI Queimados com 10 leitos, UTI Neonatal com 20 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais com 20 leitos e UTI Pediátrica com 10 leitos. Além disso, o Hospital possui três Centros Cirúrgicos com um total de 22 salas cirúrgicas: geral, obstétrico e de queimados.

Em 2022, o Hospital Mackenzie registrou 1.965.267 atendimentos, incluindo mais de 24 mil cirurgias gerais, quase 3 mil partos e cesáreas, mais de 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 313 mil consultas ambulatoriais, 29 mil internações e mais de 1,49 milhão de exames laboratoriais.

Esses números são um testemunho do compromisso do HUEM em proporcionar atendimento médico de alta qualidade à comunidade. Neste 64º aniversário, o HUEM renova seu compromisso com as melhorias contínuas e reafirma sua missão de oferecer conforto e cura àqueles que buscam seus cuidados nos momentos em que mais necessitam.