Nossos Talentos

Homenagem aos professores mackenzistas

Docentes da Universidade participam de evento com reconhecimento em diversas categorias

17.10.201817h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Homenagem aos professores mackenzistas

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, foi com a frase de Cora Coralina que o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, iniciou o evento em homenagem aos professores da UPM, no dia 16 de outubro, no campus Higienópolis, em São Paulo.

Os primeiros acordes da música “Amigo” do cantor e compositor Roberto Carlos tomaram conta do Auditório Ruy Barbosa. Quem deu voz à música foi Marili Moreira da Silva Vieira, da Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos (PRGA), uma das vocalistas da Banda Mack Core, que se apresentou durante a abertura do evento em homenagem ao dia dos professores.

Durante a conversa com os docentes, o reitor da UPM falou sobre a relação aluno-professor, citando ser impossível alguém não ter uma lembrança de um professor ou professora marcante, ou até mesmo uma aula inesquecível. “Tenho certeza de que na trajetória de todos aqui existe ao menos um mestre ou mestra cuja a influência e auxílio foi fundamental na vida de cada um de vocês. A dedicação de todos os professores comprometidos nos trouxe até aqui”, comentou.

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos,  elogiou o desempenho e a qualidade de todos os docentes da UPM, o que comprova a capacidade agregadora de informar àqueles que procuram o saber. “Vocês são mestres. E mestre é aquele que tem a qualificação elevada para fazer, compartilhar, ensinar, instruir, dirigir, motivar. E essas características, as senhoras e os senhores têm de sobra”, disse.

Nesse momento, repleto de tantos desafios, celebrar o dia dos professores é enxergar a relevância do ofício daquele que continua fazendo a diferença nas salas de aula. “Não há dúvida do papel do professor como importante agente de transformação social em meio ao contexto de crise que nós vivenciamos em nosso país”, finalizou o reitor.

Homenagens

Os docentes que mais se destacaram no período de novembro de 2017 a setembro de 2018 de acordo com avaliações institucionais receberam placas e certificados de homenagem. Foram eles:

Categoria destaque no desempenho acadêmico:

Enzo Banti Bissoli (Centro De Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS); Eduardo Santos Rocha Zafaneli (Centro De Comunicação e Letras - CCL); Waleska Andreza Ferreira (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA); Roger Fernandes Campato (Centro de Educação, Filosofia e Teologia - CEFT); Eduardo Deghiara (Escola de Engenharia - EE); Celso Aparecido Sampaio (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU); Pedro Henrique Cacique Braga (Faculdade de Computação e Informática - FCI); e Fernando Rister De Sousa Lima (Faculdade de Direito - FDir).

Categoria destaque atividade de pesquisa:

Paulo Sérgio Boggio (CCBS); Dimária Silva e Meirelles (CCSA); Diana Luz Pessoa De Barros (CCL), representada pela professora Regina Helena Pires De Brito; Rosangela Patriota Ramos (CEFT); Cristiano Akamine (EE); Jean Pierre Raulin (EE), representado pelo Professor Carlos Guillermo Giménez De Castro; Marcos Massi (EE); Angelica Aparecida Tanus Benatti Alvim (FAU), representada Pelo Professor Lucas Fehr; Irene Patricia Nohara (FDir).

Categoria destaque em projetos de extensão:

Projeto Rondon São Paulo, Barra do Chapéu e nova campina: As ações do projeto Rondon visam aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe os municípios atendidos, possibilitando o contato com comunidades carentes, além disso, as ações permitem a formação de agentes multiplicadores locais e, também, o compartilhamento de aspectos importantes para a formação dos alunos e desenvolvimento da comunidade, num processo mútuo de aprendizagem.

São propostas de ações que envolvem o poder público e de organizações locais, o que implica na mobilização de diferentes áreas do conhecimento; por isso, podemos dizer que as ações ocorreram de forma transversal, integrando condições de vida, saúde, educação e cultura.

Professores: Lindberg Clemente De Morais, Ana Carolina Almada Colucci Paternez, Ana Paula Bazanelli e Maria Elisa Pereira Lopes.

Autoridades presentes

Além do presidente do IPM, do reitor da UPM e da pró-reitora Marili, estiveram presentes na celebração: reverendo José Carlos Piacente; Marco Túllio de Castro Vasconcelos, vice reitor da UPM; pró-reitor de Extensão e Educação Continuada Jorge Alexandre Onoda Pessanha; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Paulo Batista Lopes; e coordenadora de Apoio Pedagógico Ana Lúcia de Souza Lopes.