Evento celebra 20 anos do Grupo de Fotônica Mackenzie

Especialistas comemoram uma jornada de pioneirismo no cenário internacional da fotônica 

04.12.202312h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Evento celebra 20 anos do Grupo de Fotônica Mackenzie

Na próxima quarta-feira, 06 de dezembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemorará 20 anos do Grupo de Fotônica Mackenzie (GFM). O evento, que ocorrerá das 8h30 às 19h, contemplará um workshop no auditório MackGraphe, campus Higienópolis, e será transmitido ao vivo pela TV Mackenzie no Youtube. 

O GFM foi fundado em 2003 pelo professor Thoroh, e tem como missão desenvolver pesquisa científica e tecnológica de vanguarda nas áreas de óptica, fotônica e optoeletrônica, visando aplicações práticas que tragam benefícios substanciais à sociedade. 

“Esta é uma conquista que todos compartilham e celebram. Sempre fomos apoiados por indivíduos incríveis dentro e fora da Universidade, que acreditaram em nossas ideias nos momentos cruciais. A dedicação e colaboração destes parceiros foram essenciais para nosso sucesso contínuo”, explica o integrante da iniciativa, professor Thoroh. 

Desde sua concepção, a iniciativa liderou ou participou diretamente de 75 projetos de pesquisa, com recursos de financiamento total de aproximadamente R$ 52 milhões. A contribuição do Grupo de Fotônica para a formação acadêmica é notável, com a formação de 52 mestres e 18 doutores, além de ter contribuído para a capacitação de pelo menos outros 62 engenheiros e pesquisadores. 

Durante sua trajetória, o grupo desempenhou um papel fundamental em diversos marcos institucionais da UPM, como: a introdução do conceito de pesquisa em tempo integral na Escola de Engenharia (EE), em 2003; a atuação como laboratório principal do programa Tidia/Kyatera da Fapesp, em 2006; a influência decisiva na aprovação do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC), em 2008; a liderança e responsabilidade pela criação do centro de pesquisas MackGraphe, em 2013; e a definição da infraestrutura técnico-científica do edifício sede do MackGraphe, em 2016. 

Atualmente, com uma equipe composta por seis docentes, um pesquisador doutor, quatro pesquisadores de pós-doutorado, seis estudantes de doutorado, sete estudantes de mestrado e quatro estudantes de iniciação científica.  

O Grupo de Fotônica continua a ser um dos mais ativos e produtivos da UPM. As atuais linhas de atuação incluem: caracterização óptica linear e não linear de materiais 2D; dispositivos fotônicos integrados e a fibra baseados em materiais 2D; laser de fibra dopada com terras-raras; sensores biofotônicos; e geração de pentes de frequência autorreferenciados. 

De acordo com o professor Christiano de Mattos, os palestrantes convidados para ministrar no evento de comemoração foram escolhidos por sua relevância na área, e pela contribuição ao sucesso do GFM. Entre os confirmados estão: pioneiro nos estudos sobre fibras ópticas e lasers a fibra no Brasil e docente emérito da UNICAMP, Carlos Henrique de Brito Cruz; e o pioneiro nos estudos sobre fibras ópticas e óptica não-linear no Brasil, e docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anderson Gomes. 

Confira a seguir os detalhes da programação dos 20 anos do Grupo de Fotônica Mackenzie:

  • 8h30: Boas-vindas
  • 9h00: Abertura
  • 9h45: Palestra Uma história de sucesso - Thoroh de Souza, UPM
  • 10h45: Homenagens e agradecimentos do Grupo de Fotônica do Mackenzie
  • 11h30: Palestra Atuais atividades de pesquisa - Christiano Matos, UPM
  • 12h30: Depoimentos de Alumni
  • 14h30: Palestra Pesquisa colaborativa entre universidades e empresas no Brasil: indicadores, mecanismos, limitantes - Carlos Henrique de Brito Cruz, Unicamp
  • 15h30: Palestra A Fotônica e o Tempo Tríbio de Gilberto Freyre - Anderson Gomes, UFPE
  • 17h30: Encerramento
  • 17h40: Visita aos laboratórios

Serviço 
20 anos do Grupo de Fotônica 
Data
: 06 de dezembro, quarta-feira 
Horário: das 9h às 18h 
Local: auditório MackGraphe, campus Higienópolis 
Transmissão: clique aqui