Mundo

Em visita ao Mackenzie, diretor de Escola de Design da França promove curso transcultural

No Brasil, diretor da L’Ecole de Design Nantes Atlantique pretende ampliar parceria

03.12.202114h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Em visita ao Mackenzie, diretor de Escola de Design da França promove curso transcultural

O diretor da L’Ecole de Design Nantes Atlantique, Stéphane Gouret, visitou a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) na última semana com o intuito de estreitar a parceria entre as instituições. A escola francesa mantém uma ligação com o Mackenzie por meio do curso de especialização em Design Transcultural.

De acordo com o diretor, o design transcultural é uma forma de ter contato com novas culturas e encontrar soluções para problemas universais. “Design não é apenas uma disciplina para fazer alguns objetos ou produtos, que se preocupa com a estética. Design é uma disciplina para pensar em novas maneiras de vivermos juntos e encontrar novas soluções para os diversos problemas difíceis que temos em nossa sociedade”, afirmou Gouret.

De acordo com o professor, na L’Ecole de Design, os alunos são estimulados a irem para diversos outros países para conhecerem, conviverem e viverem novas culturas. A partir desse contato, os estudantes também passam a procurar soluções para problemas específicos daquela sociedade. 

“A globalização existe, mas existem problemas diferentes em cada local e isso exige soluções diferentes também. O designer precisa entender o contexto para encontrar as melhores soluções para elas. Se eu pretendo ser um bom designer, preciso entender os contextos”, explicou o diretor. 

A L’Ecole de Design possui parceria com a UPM, pela qual os alunos franceses são enviados para o Brasil para passar um período do curso e são recebidos pelo Mackenzie para estudar e viverem uma imersão na cultura brasileira.

De acordo com o coordenador pedagógico da especialização no Mackenzie, Benjamin Gagneux, a ideia é começar a enviar estudantes brasileiros para que eles também possam ter essa experiência internacional. “A nossa vontade é também oferecer a melhor experiência internacional para os brasileiros que vão viajar para a França, que eles possam aproveitar desse lado transcultural de descobrir uma nova cultura, um novo país, uma nova língua, do mesmo jeito que os alunos franceses estão estudando aqui no Brasil”, afirmou. 

Além do estreitamento da relação entre UPM e a escola francesa, a vinda de Stéphane Gouret teve como objetivo estreitar laços com companhias, empresas e indústrias que são parceiras da instituição francesa para que os estudantes também possam ter uma melhor experiência profissional.