Para Sempre Mackenzista

Colégios Mackenzie: Desafios e perspectivas para o ano letivo

Diretores comentam sobre plataformas híbridas de ensino nas aulas em 2021

23.02.202115h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégios Mackenzie: Desafios e perspectivas para o ano letivo

A educação escolar mundial enfrentou diversos desafios no ano de 2020 ao se deparar com a pandemia do novo coronavírus e todas as medidas necessárias para evitar a disseminação da doença. Em meio ao cenário de distanciamento social, os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), unidades Brasilia, Castro, Palmas, São Paulo e Tamboré, se reinventaram e criaram soluções para garantir o processo de ensino-aprendizagem.

Desde a implementação do modelo de aulas remotas, os Colégios adotaram um programa pedagógico desenvolvido por meio de sequências didáticas, alternando momentos assíncronos e síncronos, comprometidos com o engajamento e interatividade com os alunos. Nessa perspectiva, o maior aprendizado de 2020, de acordo com a professora Márcia Braz, superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foi entender que na área da educação precisamos estar sempre prontos para aprender e investir em capacitação, mesmo em situações adversas. “Resiliência e criatividade foram os pontos altos da experiência”, comenta.

Para Márcia Regis, diretora do CPM São Paulo, a valorização da tecnologia no ambiente escolar e a necessidade de capacitação constante dos professores e da equipe técnico-pedagógica, o que também assegura as relações sociais, foram essenciais para o contínuo processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, as modalidades de ensino remota e híbrida evidenciaram a importância da personalização do ensino, pensada de acordo com as necessidades de cada estudante. “Ficou evidente a importância da avaliação formativa e processual, fornecendo para a escola como um todo os indicadores de aprendizagem, dando mais visibilidade ao processo, para que pudéssemos avançar com o currículo, tornando possível a personalização. Foi um trabalho intenso, porém, encantador e produtivo. Levamos esse aprendizado para o ano letivo que se inicia”, conta Regis.

De acordo com Marta Alves Silveira, diretora interina de Palmas, no período de maio de 2020 até janeiro de 2021, mesmo diante das adversidades, foi notório o crescimento dos professores, que se adaptaram às ferramentas tecnológicas, assim como dos alunos, que se tornaram mais autônomos e independentes na realização das atividades escolares.

Já Vera Mendes, diretora do CPM Tamboré, acredita que a experiência com o ensino remoto estimula a disciplina dos alunos e oferece aos professores a oportunidade de inovar, buscando novas formas de transmitir conhecimento e de inspirar seus alunos. Ultrapassar todas as barreiras impostas pela covid-19 fez com que os profissionais do Mackenzie tivessem certeza de que o processo educacional é ilimitado em suas possibilidades. “Com fé, amor e criatividade a aprendizagem se dá por caminhos e meios diversos”, completa Vera.

O Ensino híbrido

No dia 13 de janeiro de 2021, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou que as escolas do estado oferecessem um terço das atividades escolares presencialmente. “O Mackenzie está preparado para seguir as diretrizes governamentais. Os principais projetos versam em torno do acolhimento socioemocional aos alunos e professores e os associados aos projetos pedagógicos elaborados a partir das avaliações diagnósticas aplicadas no fim de 2020, com o fim de retomar conteúdos estruturantes não aprendidos, e revisar conceitos imprescindíveis ao desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e de habilidades previstos no planejamento curricular”, explica a superintendente Márcia Braz.

“Para que o aprendizado seja efetivo, os professores têm realizado uma verdadeira interação com os alunos, atendendo-os de modo individualizado também. A utilização de diferentes recursos didáticos e ferramentas educacionais on-line têm se mostrado importantes na personalização do ensino, conforme preconiza o modelo híbrido”, conta ela.

A Instituição segue os protocolos sanitários determinados pelo Governo de São Paulo, que determinam o distanciamento social, a limpeza e higienização dos ambientes, orientações sobre higiene pessoal de colaboradores e alunos e o uso obrigatório de máscaras. “Para isso, criamos nossas próprias medidas protetivas e cuidados especiais para que todos possam frequentar as aulas com segurança”.

Expectativas para o ano letivo

A unidade de São Paulo já está preparada para o cenário imposto pela pandemia, por meio da utilização do Moodle, ambiente de aprendizagem virtual, e a implementação do Google for Education para toda a educação básica, proporcionando a realização das aulas virtuais pelo Google Meet com segurança e com diversas possibilidades pedagógicas.

Além disso, a rede Wi-Fi foi ampliada e os equipamentos necessários para a transmissão ao vivo das aulas presenciais já estão preparados. “Adequamos a sequência didática, de modo a facilitar a transposição das aulas virtuais para as aulas presenciais, quando autorizadas”, completa Regis.

O Colégio de Palmas (TO), dirigido por Adriana Regina de Lima Dantas, segue atento às diretrizes governamentais e está otimista com o início da vacinação. Além disso, as equipes técnico-pedagógica e docente permanecem comprometidas com o preparo das melhores estratégias educacionais, com a continuidade da excelência no ensino e com o modelo híbrido de educação.

Em Tocantins, o Mackenzie garante um novo espaço estruturado para o Ensino Médio e a implementação de alguns programas: Mack Kids, programa bilíngue em período integral para alunos do Maternal ao 2º ano; Programa Mack Esporte, iniciação esportiva para alunos a partir do jardim 2, com futsal, vôlei, handebol e xadrez; e o Mack Music, que oferece aulas de violão e flauta.

Já em Tamboré (SP), a diretora Vera destaca o Projeto Unesco, que neste ano terá como foco o tema “Ano Internacional pela Erradicação do Trabalho Infantil”. Outros projetos como o “Sou Mackenzista e faço a diferença”, a Confemack, Semana de Reflexão, Mack Maker, Mack Enem e Trilhas de Aprendizagem são exemplos de frentes de trabalho que serão desenvolvidas esse ano, com as adaptações necessárias. “Nossa Escola é viva e alegre! Estamos com muitas expectativas para mais um ano desafiador e gratificante”, diz ela.

“O ano de 2020 foi intenso, de desafios superados e de muitos aprendizados. Seguimos consolidando estas conquistas e buscando a evolução constante, mas sempre trabalhando em consonância com as determinações das autoridades para proporcionar não só ensino de alta qualidade, como também um ambiente seguro aos nossos alunos”, finaliza Vera Mendes.

“ Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.” Salmo 34:1.