A foto mostra, de cima para baixo, um menino estudando. Ele está com um lápis na mão e um livro sobre a mesa.
Eventos

Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré comemora 40 anos

Ao longo de sua história, instituição incentiva alunos a adotarem um papel de protagonismo na sua própria educação e na sociedade

13.05.202117h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré comemora 40 anos

Em 2020, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) completou 150 anos de sua fundação e, no ano de 2021, comemora-se 40 anos do início das atividades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) em Tamboré. Uma história de fé e coragem, que até hoje inspira os educadores mackenzistas. A história começa em 1870, quando George e Mary Ann Chamberlain, um casal de missionários presbiterianos, vieram dos Estados Unidos para São Paulo com o sonho de fazer a diferença. Foi na sala de jantar da própria casa que eles deram início a uma pequena escola primária, aplicando o método americano de ensino, que viria a se tornar referência de qualidade e que influenciou a educação brasileira desde o início do século passado.

Atualmente com unidades em vários estados brasileiros, o CPM mantém a tradição do ensino de qualidade voltado para o futuro e norteado por princípios cristãos. Há 40 anos atuando em Tamboré, em um campus com 750 mil metros quadrados em meio à natureza, oferece aos seus alunos recursos físicos e tecnológicos, sempre atualizados, e um corpo técnico-pedagógico continuamente capacitado, fazendo parte e contribuindo para o crescimento da população local.

Em 1981, a Escola já era uma realidade com 121 alunos matriculados na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Atitudes visionárias e coragem para colocá-las em prática não faltaram aos fundadores do Mackenzie e àqueles que trouxeram a instituição para o Tamboré. A mesma visão permanece até hoje, consolidando a marca do ensino de vanguarda da Instituição. Proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa e moderna é um dos principais objetivos da instituição.

Ao estimular a criatividade e o empreendedorismo, o Colégio incentiva os alunos a adotarem um papel de protagonismo na sua própria educação e na sociedade. Muitos profissionais que hoje são líderes nas áreas da saúde, engenharia, segurança, meio ambiente, artes, entre outras no Brasil e no exterior, iniciaram suas histórias no Colégio.

“Comemorar os 40 anos do Colégio Mackenzie Tamboré é valorizar a trajetória e o legado de milhares de alunos e dos colaboradores que passaram por aqui nestas quatro décadas e que levaram consigo a essência do espírito mackenzista, de valorização do conhecimento e de amor ao próximo”, complementa Vera Mendes, diretora da Educação Básica do CPM Tamboré.

Como aponta a superintendente do Ensino Técnico e Educação Básica do IPM, professora Márcia Braz, além de cumprir a missão do Instituto, o Colégio de Tamboré destaca-se no desenvolvimento de atividades acadêmicas culturais e esportivas, atuando como importante aliado na formação integral dos estudantes. “Nossos esforços estão concentrados na formação integral da criança e do jovem, que se aprimora por meio de projetos interdisciplinares e atividades artísticas, esportivas e culturais, buscando atender às exigências atuais da educação, sem perder de vista o vínculo com a tradição e o pioneirismo que há 150 anos acompanham Mackenzie no cenário do Sistema Educacional Brasileiro”, completa.

A inesperada pandemia impediu as grandes comemorações de aniversário do Mackenzie em 2020, porém, a gratidão e a alegria em ser mackenzista nunca serão apagadas dos corações daqueles que passaram por aqui e que, além da excelente educação acadêmica, levam também a importância da amizade, da solidariedade, do respeito e do amor ao próximo. 

“Fazer parte desta história é não só ter colaborado com a evolução da educação do nosso país, mas é, sobretudo, ter tocado vidas, que tiveram a oportunidade de desenvolver seu potencial para transformar a realidade ao seu redor a partir de uma educação de vanguarda e do amor cristão”, finaliza Vera Mendes.

Em comemoração ao aniversário, o Colégio Tamboré se uniu ao Mackenzie Soluções, área de negócios do IPM, para realizar três webinars, com temas relacionados à educação. O primeiro já tem data marcada e acontecerá dia 18 de maio, a partir das 19h, e abordará O Impacto da Educação Empreendedora na Escola e na Família. 

Fique de olho no site para mais informações. 

Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmos 118:24