Economia

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança livro com estudos econômicos setoriais

Publicação aborda setores como máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados, com comentários sua importância para a industrialização da economia brasileira

01.10.202013h04 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança livro com estudos econômicos setoriais

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) lançará, no dia 22 de outubro, às 19h, o livro Estudos Econômicos Setoriais: Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados, organizado pelos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pesquisadores do CMLE, Pedro Raffy Vartanian e Vladimir Fernandes Maciel.

Aos que se interessam pela economia brasileira, a obra apresenta a evolução, as dificuldades e os desafios de quatro importantes setores da economia: máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados. Além de contar com entrevistas de representantes dos setores, os estudos detalham quais são os obstáculos e possíveis caminhos de superação para permitir o desenvolvimento sustentado desses setores ao longo das próximas décadas.

Dividida em cinco capítulos, a obra contempla, no primeiro capítulo, uma abordagem teórica do funcionamento do Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (Modelo ECD), que foi aplicado no decurso dos quatro capítulos seguintes, como a base para a análise dos fatores macroeconômicos e microeconômicos que afetam o funcionamento dos distintos mercados e setores.

A organização dos demais capítulos buscou seguir a lógica das etapas da cadeia produtiva. Desse modo, o segundo capítulo contempla o setor de máquinas e equipamentos, que fornece maquinário e equipamento industrial para os demais setores produtivos e que apresenta importante contribuição para inovação de produtos e processos que possa garantir avanços ao país. O terceiro capítulo, por seu turno, dedica-se ao setor ferroviário, modal de extrema relevância no escoamento de grandes volumes de produção por longas distâncias e que, a despeito das dimensões continentais do país, apresenta pequena participação no transporte brasileiro de cargas. Os capítulos 4 e 5 se aproximam mais do consumidor final ao tratarem das cadeias têxtil-confecção e calçados respectivamente, dois setores tradicionais no país e importantes na geração de postos industriais de trabalho.

Como uma das respostas aos problemas econômicos e sociais que a economia brasileira vem enfrentando, a Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou um conjunto de iniciativas que visassem ao aprimoramento do ambiente econômico e de negócios no país. Duas das iniciativas tiveram início em 2016 e estão relacionadas: o Mestrado Profissional em Economia e Mercados, e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, centro de pesquisas voltado aos estudos dos problemas que afetam o desenvolvimento econômico do país.

Os resultados dos primeiros estudos setoriais podem ser conferidos nesta obra, que contou, também, com a participação de mestrandos e mestres já egressos do Programa de Pós-Graduação em Economia e Mercados. Entre os autores estão Pedro Raffy Vartanian; Vladimir Fernandes Maciel; Paulo Rogério Scarano; Roberta Muramatsu; Andresa Silva Neto Francischini; Joaquim Carlos Racy; Álvaro Alves de Moura Júnior; Felipe Galves Ferrari; Fabrício Zacche Siqueira; Rodrigo Guerreiro Silva; Alexandre Rodrigues Duarte Angelico; Maurício Loboda Fronzaglia; Ana Lúcia Pinto da Silva; Haroldo da Silva; Karolina Wachowicz Orlandi.

Para acessar o evento de lançamento, basta se inscrever pelo site da sympla.

Serviço
Lançamento do livro Estudos Econômicos Setoriais: Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados
Data:
22 de outubro de 2020
Horário: 19h
Link: clique aqui.