“A mulher deve ser valorizada em todo e qualquer contexto”

Confira o bate-papo com Márcia Braz, superintendente de Educação Básica do Mackenzie

08.03.202116h58 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

“A mulher deve ser valorizada em todo e qualquer contexto”

Neste dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data histórica e relevante para nos lembrarmos da importância e valor de todas as mulheres. Pensando nessa celebração, os Colégios Presbiterianos Mackenzie irão realizar, em cada uma de suas unidades, diferentes homenagens. 

“Institucionalmente, haverá também uma série de palestras e outras surpresas preparadas para nossas colaboradoras ao longo de toda a semana”, segundo conta a professora Márcia Braz, superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Conversamos com ela para falar um pouco do tema e de como a educação se relaciona a ele. 

Entre outros pontos, a superintendente destaca que se deve “garantir (às mulheres) que elas não sofram qualquer tipo de opressão ou de impedimento para prosperarem em suas vidas”. Acompanhe papo completo a seguir:

Professora, existem vários aspectos a serem destacados quando falamos do Dia Internacional da Mulher, mas equidade parece sempre permear este tema. De que maneira a educação contribui para este propósito? 

Márcia Braz: A educação escolar é um direito de todos. Meninos e meninas devem ter pleno acesso a uma educação de qualidade para que possam crescer e se desenvolver adequadamente. Sabemos que quando proporcionamos às meninas a oportunidade de obter uma boa educação, estamos investindo em futuras famílias bem estruturadas, em um país mais forte e desenvolvido, tanto socialmente, quanto economicamente. 

Qual é a importância em se comemorar o Dia Internacional da Mulher?  

MB: Como Instituição Cristã que somos, acreditamos que não é preciso um dia único e determinado para nos lembrarmos da importância e do valor da mulher. Sabemos, pela narrativa Bíblica, que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. 

Ele criou o homem em primeiro lugar, mas ainda faltava algo que expressasse completamente sua magnitude. Esse é, portanto, o maior motivo de comemorarmos o Dia Internacional da Mulher: toda mulher foi criada à imagem e semelhança de Deus.   

Como o Mackenzie apoia a ideia de igualdade de direito entre homens e mulheres? 

MB: A mulher deve ser valorizada em todo e qualquer contexto. Assim, a ela deve-se garantir o direito a tudo aquilo que é bom e justo. Em Romanos 12:10 lemos que devemos nos dedicar uns aos outros, com amor fraternal. É assim que devemos agir com relação a todas as mulheres: cuidando, protegendo e garantindo que elas não sofram qualquer tipo de opressão ou de impedimento para prosperarem em suas vidas.